ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI |
Professor:Abel => Fernando |
Atividade Da Semana de: 20 a
27/07 Recuperação Intensiva |
Assistir ao vídeo se possível: https://youtu.be/RoiLqTWYjEA |
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Série / Turma |
7ºA , B,C, D, E Matemática |
Objeto De Estudo |
Sequências Numéricas. |
Competências/ Habilidades |
EF07MA15 - Utilizar a simbologia algébrica para
expressar regularidades encontradas em sequências numéricas. |
Tempo de estudo |
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Sequência de Fibonacci.
Leonardo Fibonacci, famoso matemático italiano, ao final do
século XII, elaborou, um problema sobre a criação de coelhos, e registrou a
quantidade de filhotes nascidos ao longo de um período. Organizando esses
dados, descobriu uma sequência numérica, que seguia uma regra de formação.
O famoso problema sobre a criação de coelhos está
representado pela regra de formação ( 2, 2, 4, 6, 10, 16,...).
Temos outa sequência:
Ordem |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
... |
número |
5 |
7 |
9 |
11 |
13 |
15 |
17 |
19 |
... |
A tabela representa uma sequência iniciado em 5 e os termos
seguintes seguem este padrão: o termo anterior +2. Então o 9º termo = 8º termo
+2 = 19 +2 = 21.
10º termo = 9º termo + 2 = 21 + 2 = 23.
Exemplo: Ocorre quando o termo seguinte pode ser calculado em
funçãodo anterior.
A) ( 2, 5, 8, 11, 14, 17,...). => n+3
B) ( 31, 21, 11, 1, -9, -19, -29,...). => n-10
Explique essa sequência a partir da regra de formação ( 1,1,
2, 3. 5, 8, 15,...).
Após um ano, qualseria o número de casais de coelhos?
Escreva os cinco primeiros termos das sequências abaixo
utilizando a regra de formação de Fibonacci.
a) ( 2, 2, ____ , ____ , ____ . ____ , ____ )
b) ( - 4, - 4, ____ ,
____ , ____ . ____ , ____ )
Dada a sequência abaixo, indique quais são os próximos dois
termos.
a) ( 2, 4, 6, 8, 10,12, ___ , ___ .).
b) ( 3, 6, 9, 12, ___
, ___ .).
c) ( 9, 4, - 1, - 6,-
11, ___ , ___ .).
d) ( 21, 51, 81, ___ ,
___ .).
e) ( 5, 10, 15, 20,
___ , ___ .).
f) ( 4, 10, 28, 82,
___ , ___ .).
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