segunda-feira, 26 de outubro de 2020

GEOGRAFIA 7º ANO A,B,C,D,E

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani Professora: Maria Aparecida B Galdino Atividades da semana de: 23/10 a 06/11 Orientações:

  • Copiar entregar via e-mail: cida2226@gmail.com, Whatsapp 11 98153-3999 ou ao retornar

  • Entregar as atividades  09/11/2020

  • Qualquer dúvida 11 98153-3999 whatsapp


Ano / série:

7º anos A, B, C, D e E

Objetos de estudo -

Produção, circulação e consumo de mercadorias
 


Competências/ Habilidades:

(EF07GE06) Analisar a apropriação dos recursos naturais pelas diferentes sociedades e discutir como os processos produtivos, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos socioambientais e influem nas relações de trabalho e na distribuição de riquezas em diferentes lugares.


Tempo de estudo:

Ex. 8 aulas de 45 min


SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS


Quais são as consequências da superexploração dos recursos naturais?


Os recursos naturais são aqueles que o planeta oferece sem necessidade de intervenção humana. Eles são essenciais para nossa sobrevivência, mas, se forem consumidos em um ritmo mais rápido do que a sua regeneração natural, como acontece atualmente, eles podem acabar. 


Assista ao vídeo A História das Coisas, que apresenta as etapas da economia de materiais, desde a extração até o descarte de mercadorias, abordando os impactos socioambientais causados por esse processo. Fonte: The Story of Stuff Project. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw. Depois, responda às questões no caderno:
1) O que você entende quando a apresentadora para em “economia de materiais”?


2) Quem são as “pessoas” apontadas no vídeo que possuem um maior poder de decisão?


3) Segundo o vídeo, como a humanidade está explorando os recursos naturais?


4) A emissão de produtos químicos pelas fábricas é benéfica ou maléfica para aqueles que nelas trabalham?


5) O que é a “seta dourada” apontada pelo vídeo? Por que ela é o “coração do sistema”?


6) O que é a obsolescência planejada? E a obsolescência perceptiva?


7) Segundo o vídeo, como é feito o descarte do lixo? A reciclagem resolveria o problema?



Nenhum comentário:

Postar um comentário