sábado, 14 de novembro de 2020

PORTUGUÊS 7º ANO A,B,C,D,E

 Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo 

EE OMAR DONATO BASSANI

4º bimestre - Atividade 2 de Língua Portuguesa – Profª Adriana – Semana de 16/11 a 30/11

Orientações: Não precisa copiar. Responder no caderno. Enviar respostas por whatsapp com nome completo e série.


Habilidades EF07LP12 Reconhecer recursos de coesão referencial lexical e pronominal em textos de diferentes gêneros.

Objetivo: Ler e interpretar contos africanos e indígenas, reconhecendo características composicionais desse  gênero textual. 

Conteúdo – Coesão referencial – Aula baseada no Centro de Mídias e Aprender Sempre e Currículo Paulista


COESÃO REFERENCIAL


  • Você consegue lembrar o que é coesão textual?

COESÃO TEXTUAL - Percursos Educativos


Como já estudamos:


ELEMENTO DE TEXTUALIDADE: COESÃO TEXTUAL


coesão referencial (tipo de coesão textual) é aquela que cria um sistema de relações entre as palavras e expressões de um texto, permitindo ao leitor identificar os termos a que se referem. 

Um recurso usado para fazer coesão no texto é o pronome (palavra que acompanha ou substitui um nome). Ex.:

Pronomes e elementos de coesão - Gramática Enem


No último quadrinho o pronome ELA faz referência a MINA citada no primeiro quadrinho.



1 – Leia o texto:


OS SEGREDOS DA NOSSA CASA7

Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão.

O cão queixou-se:

— A senhora, por favor, não me queime!

Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira...

Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou:

— O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe!

A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.

Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar zangado, avisou-a:

— Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.

A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão.

Então, pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele.

Comentário: é fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito.


Disponível em:

<https://muralafrica.paginas.ufsc.br/files/2011/11/CONTOS_AFRICANOS.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2020.



Depois de ler o texto responda:


1 - Qual o problema que aparece no conto? 


2 - Há fato mágico ou maravilhoso? 


3 - Que reflexão que o texto traz? 


4 - “Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe desculpa e repartiu o  almoço com ele.” De acordo com o trecho, a linguagem do conto está: 

  

  1. (  ) na forma coloquial, pois apresenta regionalismos e termos populares.  

      b. ( ) na norma-padrão, pois apresenta adequação da linguagem e conjugação verbal.

      c. (  ) na linguagem técnica, pois refere-se a um determinado grupo. 

      d. (  ) na norma informal com representação da linguagem oral.  


5 – Na frase “Ela ficou muito espantada.”, a palavra grifada refere-se a quem:

  1. (  ) cozinha

  2. (  ) mulher

  3. (  ) fogueira

  4. (  ) cinza


6 – Na frase “Não quero bater-lhe.” A palavra grifada refere-se a quem:

  1. (  ) mulher

  2. (  ) cão

  3. (  ) as vizinhas

  4. (  ) homem


7 - Você acha importante conhecer contos de diversas culturas? Explique. 


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