ESCOLA ESTADUAL Omar
Donato Bassani
Professora
Cristina - disciplina de Arte
Atividades da semana
de:25/05 a 29/05
Orientações:
- Copiar
– realizar uma leitura silenciosa e copiar as questões.
- No
e-mail - csvieira4046@gmail.com
- Entregar
as atividades – No e-mail
- csvieira4046@gmail.com
- Qualquer
dúvida - esclarecer no e-mail ou no
campo de notificações do blog.
Ano/série
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7º anos A, B, C, D e E
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Objetos de estudo
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Conhecer os elementos da linguagem musical. (altura,
intensidade, duração e timbre);e propagação das ondas sonoras .
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Competências/habilidades
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(EF69AR20) explorar e analisar elementos constitutivos da
músicas (altura, intensidade, timbre e duração), por meio de texto de apoio.
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Tempo de estudo
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2 aulas
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Linguagem
da Arte: Música
Ouvir
e escutar
Você já ouviu falar que escutar é diferente de ouvir? Essas
duas palavras realmente têm significados diferentes. Ao ouvir, é possível
perceber os sons sem prestar muita atenção. Por exemplo, você pode estudar ouvindo
o noticiário na televisão, mas, nesse momento, sua atenção está direcionada aos
estudos e não às notícias. Escutar é ir além de ouvir, é estar atento e interessado
no som, prestar atenção nele, seja o som de uma orquestra,( Agrupamento de
músicos que, sob a direção de um regente (maestro), executa músicas tocando
diferentes instrumentos musicais, como violino tambor, flauta, trompete, entre
outros.) do canto de pássaros, de trovões que anunciam uma tempestade, de sua
música predileta, seja, ainda, um ruído estranho no liquidificador, a sirene do
carro de bombeiros, dentre tantos sons naturais (produzidos pela natureza: som
das ondas do mar, da chuva, do vento) ou sons culturais (produzidos pelo ser humano:
som de máquinas, instrumentos musicais, motores etc.). Mas afinal, como o som é
transmitido?
Para entender isso, leia o parágrafo a seguir.
Todos os sons
conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum
instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam
formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é
semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma
pequena pedra.
SECRETARIA de Educação do Paraná. Compreendendo a
música. Disponível em: <http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/
conteudo.php? conteúdo=136>. Acesso em: 8 out.
2014.
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Exemplo de
propagação das ondas sonoras, fonte
sonora (produção do som), receptor (audição do som), propagação do som.
Escutar, ouvir e reconhecer sons
Atualmente, é quase impossível não ouvir ou escutar sons no dia
a dia. Nesse sentido, em música, para escutar, reconhecer e produzir sons, é
importante conhecer os parâmetros do som (também chamados de propriedades do som),
os elementos básicos da linguagem musical. Veja alguns deles:
Altura: diz respeito à possibilidade de um som ser mais agudo ou
grave. Os sons agudos são altos, ou seja, de alta frequência para
a audição humana. Os de passarinhos, de alguém arranhando uma lousa são
exemplos de sons mais agudos. Os sons de um tambor, de um trovão, de um motor,
por exemplo, são mais graves.
Intensidade: entre várias possibilidades, o parâmetro intensidade refere-se
aos sons forte, muito forte, fraco e muito fraco. A
intensidade também é frequentemente chamada de volume. Por exemplo, o som do
trovão pode ser indicado como forte. Ao bater à porta de uma casa, bate-se
muito forte, se a casa for grande e sem campainha, ou fraco, quando se sabe que
o morador está próximo da entrada.
Duração: esse parâmetro determina a permanência do som ou do
silêncio no tempo. A duração do som, portanto, pode ser longa ou curta.
Timbre: é a identidade do som. Você já percebeu que consegue
reconhecer, sem ver, quando o som é de uma freada brusca de um carro ou do
canto de um pássaro, de uma flauta ou de um violão? O timbre é único, seja em
objetos ou materiais, assim como a voz de cada pessoa. Pode-se comparar o
timbre com a impressão digital, ou seja, cada instrumento ou voz tem o seu.
As vozes de um
coral adulto se dividem de acordo com a altura. Elas são ordenadas do som
mais grave para o mais agudo e classificadas de modos diferentes para vozes
masculinas e femininas, da seguinte maneira: “[...] baixo, barítono, tenor
(vozes masculinas), contralto, meio-soprano e soprano (vozes femininas). Os
instrumentos que formam o naipe das cordas, em uma orquestra, também se
agrupam de acordo com o mesmo princípio: contrabaixo (o mais grave),
violoncelo,
viola e violino
(o mais agudo)”.
ALMEIDA, Ivone do Canto et al. Ensinar e aprender: arte. Sao
Paulo: Secretaria Estadual de Educacao, 2010, p. 90.
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Atividade
1) Qual é o som
mais grave que você já ouviu?
2) Dentre as
pessoas que conhece, quem tem a voz mais grave? E a mais aguda?
3) Qual é o
instrumento musical com som mais forte que você conhece? E o com som mais
fraco?
4) Cite sons
naturais, ou seja, que vêm da natureza: um agudo, um grave, um forte e um
fraco.
5) Explique a diferença entre escutar e ouvir.
6) O que seria uma orquestra?
7) como o som é transmitido?
8) Quais são os elementos básicos da linguem
musical?
9) O que seria altura? De exemplos.
10) Explique o que seria a Timbre?
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