sábado, 23 de maio de 2020

ARTES 7º A,B,C,D,E


ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora Cristina - disciplina de Arte
Atividades da semana de:25/05 a 29/05

Orientações:

  • Copiar – realizar uma leitura silenciosa e copiar as questões.
  • No e-mail - csvieira4046@gmail.com
  • Entregar as atividades – No e-mail - csvieira4046@gmail.com
  • Qualquer dúvida -  esclarecer no e-mail ou no campo de notificações do blog.


Ano/série

7º anos A, B, C, D e E


Objetos de estudo


Conhecer os elementos da linguagem musical. (altura, intensidade, duração e timbre);e propagação das ondas sonoras .

Competências/habilidades



(EF69AR20) explorar e analisar elementos constitutivos da músicas (altura, intensidade, timbre e duração), por meio de texto de apoio.


Tempo de estudo


2 aulas

Linguagem da Arte: Música

Ouvir e escutar

Você já ouviu falar que escutar é diferente de ouvir? Essas duas palavras realmente têm significados diferentes. Ao ouvir, é possível perceber os sons sem prestar muita atenção. Por exemplo, você pode estudar ouvindo o noticiário na televisão, mas, nesse momento, sua atenção está direcionada aos estudos e não às notícias. Escutar é ir além de ouvir, é estar atento e interessado no som, prestar atenção nele, seja o som de uma orquestra,( Agrupamento de músicos que, sob a direção de um regente (maestro), executa músicas tocando diferentes instrumentos musicais, como violino tambor, flauta, trompete, entre outros.) do canto de pássaros, de trovões que anunciam uma tempestade, de sua música predileta, seja, ainda, um ruído estranho no liquidificador, a sirene do carro de bombeiros, dentre tantos sons naturais (produzidos pela natureza: som das ondas do mar, da chuva, do vento) ou sons culturais (produzidos pelo ser humano: som de máquinas, instrumentos musicais, motores etc.). Mas afinal, como o som é transmitido?

Para entender isso, leia o parágrafo a seguir.




Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena pedra.

SECRETARIA de Educação do Paraná. Compreendendo a música. Disponível em: <http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/
conteudo.php? conteúdo=136>. Acesso em: 8 out. 2014.


Exemplo de propagação das ondas sonoras, fonte sonora (produção do som), receptor (audição do som), propagação do som.






Escutar, ouvir e reconhecer sons

Atualmente, é quase impossível não ouvir ou escutar sons no dia a dia. Nesse sentido, em música, para escutar, reconhecer e produzir sons, é importante conhecer os parâmetros do som (também chamados de propriedades do som), os elementos básicos da linguagem musical. Veja alguns deles:

Altura: diz respeito à possibilidade de um som ser mais agudo ou grave. Os sons agudos são altos, ou seja, de alta frequência para a audição humana. Os de passarinhos, de alguém arranhando uma lousa são exemplos de sons mais agudos. Os sons de um tambor, de um trovão, de um motor, por exemplo, são mais graves.

Intensidade: entre várias possibilidades, o parâmetro intensidade refere-se aos sons forte, muito forte, fraco e muito fraco. A intensidade também é frequentemente chamada de volume. Por exemplo, o som do trovão pode ser indicado como forte. Ao bater à porta de uma casa, bate-se muito forte, se a casa for grande e sem campainha, ou fraco, quando se sabe que o morador está próximo da entrada.

Duração: esse parâmetro determina a permanência do som ou do silêncio no tempo. A duração do som, portanto, pode ser longa ou curta.

Timbre: é a identidade do som. Você já percebeu que consegue reconhecer, sem ver, quando o som é de uma freada brusca de um carro ou do canto de um pássaro, de uma flauta ou de um violão? O timbre é único, seja em objetos ou materiais, assim como a voz de cada pessoa. Pode-se comparar o timbre com a impressão digital, ou seja, cada instrumento ou voz tem o seu.



As vozes de um coral adulto se dividem de acordo com a altura. Elas são ordenadas do som mais grave para o mais agudo e classificadas de modos diferentes para vozes masculinas e femininas, da seguinte maneira: “[...] baixo, barítono, tenor (vozes masculinas), contralto, meio-soprano e soprano (vozes femininas). Os instrumentos que formam o naipe das cordas, em uma orquestra, também se agrupam de acordo com o mesmo princípio: contrabaixo (o mais grave), violoncelo,
viola e violino (o mais agudo)”.

ALMEIDA, Ivone do Canto et al. Ensinar e aprender: arte. Sao Paulo: Secretaria Estadual de Educacao, 2010, p. 90.


Atividade

1) Qual é o som mais grave que você já ouviu?

2) Dentre as pessoas que conhece, quem tem a voz mais grave? E a mais aguda?

3) Qual é o instrumento musical com som mais forte que você conhece? E o com som mais fraco?

4) Cite sons naturais, ou seja, que vêm da natureza: um agudo, um grave, um forte e um fraco.

5) Explique a diferença entre escutar e ouvir.

6) O que seria uma orquestra?

7) como o som é transmitido?

8) Quais são os elementos básicos da linguem musical?

9) O que seria altura? De exemplos.

10) Explique o que seria a Timbre?


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