E E Escola Estadual Omar Donato Bassani
Nome:___________________________________________________________________N°____
Série:7°A/B/C/D/E Professora:Natália
Data:____/____/______.
Tema : Máquinas Simples
-Propagação do calor.
Objetivo:Observar e investigar a
aplicação,ao longo da história,das máquinas simples e propor soluções e
invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
-Reconhecer as formas de propagação de
calor.
Habilidade:(EF07CI01A) Discutir a
aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano
inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de
tarefas mecânicas cotidianas. (EF07CI01B) Investigar como as máquinas simples
fizeram parte do cotidiano humano em diferentes períodos históricos, incluindo
o desenvolvimento industrial paulista, e argumentar sobre como seu uso mudou a
sociedade.EF07CI03 : Utilizar o conhecimento das
formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados
materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de
funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou
construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Atividade da semana:25/05 a 29/05.
Tempo de duração:4 aulas.
Entrega das atividades: Pode ser enviada no Gmail-- nataliasilva@prof.educacao.sp.gov.br ou entregar no retorno as aulas. Consulte seu
livro didático e realize a atividade em seu caderno.
Como funciona uma garrafa térmica?
Assista a explicação com o Professor
Marcelo Lanfranchi.
Nesta videoaula mostramos como as
máquinas simples estão presentes no cotidiano para facilitar a realização de
tarefas mecânicas.
Atividade de recuperação
1. O que são máquinas simples? Dê exemplos.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
2. Como o uso da chave de fenda facilita o
trabalho de retirar um parafuso preso a um objeto de madeira?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
3. Assinale a alternativa que completa
corretamente as lacunas abaixo.
Um operário, ao erguer um
bloco de cimento durante a construção de uma casa, utiliza-se de pelo menos
uma_______________________ móvel, a fim de modificar a_______________________
da força necessária para realizar a ação.
a)
engrenagem; intensidade
b) polia; intensidade
c) engrenagem; direção
d) polia; direção
4. Explique, com suas
palavras, o que é calor e temperatura.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O que acontece com a
temperatura de um suco quando colocamos cubos de gelo dentro dele?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Como um termômetro mede
a temperatura do corpo humano?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________7.
Quando encostamos em um objeto de metal e em outro de madeira, parece que o
metal está mais gelado que a madeira, mesmo que ambos estejam à temperatura
ambiente. Por que isso acontece?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário