E E Escola Estadual Omar Donato Bassani
Nome:________________________________________________________________N°__ Série:7°____ Professora:Natália Data:____/____/____ 3°Bimestre.
Aula:07
Tema: Biomas brasileiros e Unidades de conservação
Objetivo: Reconhecer a importância das unidades de conservação na preservação ambiental.
Habilidade: EF07C/07:Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc. Correlacionar essas características à flora e fauna específicas.
Habilidade: EF07C/18-Identificar as unidades de conservação existente no território paulista e argumentar sobre suas características e importância em relação à preservação, à conservação e ao uso sustentável.
Atividade da semana: 28/09 á 02/10.
Entrega:Gmail-- nataliasilva@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp- 11 97626-8560.
ATIVIDADE DE ESTUDOS INTENSIVOS
Texto 1: Unidades de Conservação
Um dos recursos pelo ser humano para a proteção e a manutenção da biodiversidade em seus três níveis é a criação de áreas chamadas unidades de conservação.
No Brasil, todas as unidades de conservação (UC) são cadastradas no sistema Nacional de Unidade de Conservação(SNUC).De acordo com o SNUC, uma unidade de conservação consiste em um “espaço territorial e seus recursos ambientais ,incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder Público com o objetivo de conservar e [com] limites definidos, sob regime especial de administração.ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”.
Historicamente, um dos fatores que dificultava a administração das áreas de proteção era a falta de interação das três esferas de governo(federal, estadual e municipal).Atualmente, o SNUC possibilita uma visão de conjunto das áreas naturais a serem preservadas e estabelece mecanismos que regulamentam a participação da sociedade na gestão das UCs, potencializando a relação entre o Estado, os cidadãos e o meio ambiente.
TIPOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
O SNUC atualmente inclui 12 tipos de áreas protegidas, cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos: há aqueles que precisam de maiores cuidados, por sua fragilidade e suas particularidades, e aqueles que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo.
Há então duas categorias principais subdivididas: a de proteção integral e a de uso sustentável. As UCs de proteção integral visam à preservação da natureza, permitindo apenas o uso indireto de seus recursos naturais. Já as UCs de uso sustentável têm como objetivo a conservação da natureza, considerando o uso direto e sustentável de parcela de seus recursos naturais, com exceção da Reserva Particular do Patrimônio Natural(RPPN),à qual aplica-se a restrição de uso imposta às UCs de proteção integral.
Texto 2: MATA ATLÂNTICA
A mata atlântica é um dos ecossistemas que apresentam maior variedade de espécies no mundo, abrigando, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes. em Guarujá, a vegetação característica é formada por plantas como os ipês e as quaresmeiras, e a fauna é constituída principalmente de animais terrestres e marinhos.
A densidade populacional nos HOTSPOTS é tida como um dos obstáculos para a sua preservação. Por esse e outros motivos, como a proteção da biodiversidade e a sustentabilidade dos recursos naturais, áreas de preservação ambiental (APAS) são criadas. em Guarujá, cerca de 25,6 quilômetros quadrados de mata atlântica estão preservados, na APA serra do Guararu. o local também contempla a prainha branca e centenas de nascentes que alimentam o rio Iporanga, que atravessa a área.
FONTE: DIARIO OFICIAL DE GUARUJÁ - 27/05/20
APÓS A LEITURA, RESPONDA NO SEU CADERNO:
1. Pesquise as espécies de seres vivos que são características na fauna e na flora do pantanal.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O conceito de biodiversidade é muito importante no estudo do meio ambiente. você sabe o que significa? caso não saiba pesquise em seu livro didático ou em outras fontes.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que você acha que poderia ser feito para a conservação da Mata Atlântica e outros biomas brasileiros, levando em consideração o conceito de unidades de conservação?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Explique o que é uma unidade de conservação?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Qual a importância das unidades de conservação para biodiversidade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Cite os tipos de unidade de conservação.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Escreva no quadro abaixo, dois exemplos de biomas brasileiros e uma informação sobre cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário