segunda-feira, 28 de setembro de 2020

GEOGRAFIA 7º ANO A,B,C,D,E

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani Professora: Maria Aparecida B Galdino Atividades da semana de: 29/09 a 08/10 Orientações:

  • Copiar entregar via e-mail: cida2226@gmail.com, Whatsapp 11 98153-3999 ou ao retornar

  • Entregar as atividades  29/06/2020

  • Qualquer dúvida 11 98153-3999 whatsapp


Ano / série:

7º anos A, B, C, D e E

Objetos de estudo -

Produção, circulação e consumo de mercadorias


Competências/ Habilidades:

(EF07GE19*) Aplicar conhecimentos geográficos para identificar fenômenos socioespaciais representativos das primeiras fases do processo de globalização em

 diferentes lugares.


Tempo de estudo:

Ex. 8 aulas de 45 min


Atividade Intensiva


O Processo de Globalização


A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as nações, proporcionado pelos progressos técnicos dos meios de transportes e telecomunicações, com destaque para os avanços informacionais das últimas décadas.


A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.


Se buscarmos um ponto de partida para o processo de globalização, podemos destacar o advento das Grandes Navegações, quando ocorreu um incremento do comércio entre as mais diferentes partes do globo. Esse marco histórico foi seguido por uma necessidade de aumentar a escala de produção, o que culminou com a Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX. Nesse período, as modificações na estrutura de produção substituíram gradualmente o trabalho artesanal e a manufatura, principalmente com a introdução da máquina a vapor e posteriormente a utilização da energia elétrica.


Já no século XX a expansão dos mercados financeiros e das empresas transnacionais correspondeu ao evento mais relevante no que diz respeito à ampliação dos fluxos de capitais e mercadorias no mundo globalizado. A partir da década de 1950 as empresas transnacionais começaram a direcionar suas filiais para os países subdesenvolvidos e, em pouco tempo, passaram a dominar o comércio internacional.


Quanto mais essas empresas foram crescendo, expandindo seus mercados, necessitaram de mais investimentos tecnológicos e da aplicação de novos métodos de produção. Esses métodos estabeleceram uma maior flexibilidade nos sistemas de inovação e fabricação dos produtos, a fim de atender mercados consumidores de localidades distintas e aproveitar da melhor maneira possível a utilização do espaço, das matérias-primas e da mão de obra. O setor de transportes precisou se adaptar às novas demandas para garantir uma distribuição eficiente e segura das mercadorias.


Para refletir e exercitar:


1) De que maneira a imagem abaixo nos ajuda a entender a globalização?


2. Sobre a Globalização, NÃO podemos afirmar


a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países desenvolvidos.

b) O avanço das telecomunicações não causou impacto no mundo do trabalho.

c) O Estado deixa de intervir na economia através de suas empresas estatais, limitando-se ao papel de regulador.

e) Os blocos econômicos regionais foram constituídos visando fortalecer os mercados dos vizinhos continentais.


3.  A globalização é um processo econômico, social e cultural que aproxima as nações de todo o mundo. Sobre o aspecto cultural podemos observar:


a) na popularização do idioma inglês, em todos os âmbitos sociais.

b) na hegemonia europeia através de programas de financiamento científico e cultural

c) no surgimento de movimentos de nacionalização que são contra a globalização

d) no fortalecimento das relações culturais entre países em desenvolvimento e desenvolvidos.


4. A globalização está permitindo as mesmas oportunidades para todos, ou está privilegiando pequenos grupos? Por quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário