sexta-feira, 25 de setembro de 2020

HISTÓRIA 7º ANO A,B,C,D,E

 Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo  

EE OMAR DONATO BASSANI  

Estudos Intensivos - História 7º ano – Professora Alzira – Semana 28/09 a 08/10 – 8 aulas  Orientações: Não precisa copiar os textos. Copiar e responder as questões no caderno. Copie o título das  atividades e envie via watsapp com nome e série para a Professora 11941282001  

Habilidades  

(EF07HI01) Explicar o significado de “Modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma  concepção européia.  

(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. Estudos Intensivos  

O Trabalho Escravo no Brasil Colônia  

No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os  portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos  engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se  fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou  velhos. O transporte era feito da África para o Brasil nos porões de navios negreiros. Amontoados, em  condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.  

Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior  forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de  péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene)  acorrentadas para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era punição  mais comum no Brasil Colônia. Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas  festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a  língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura  africana se apagar Escondidos realizavam seus rituais, praticavam sua festas, mantiveram suas representações  artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira. As mulheres negras também sofreram muito com  a escravidão, embora os senhores de engenho utilizassem esta mão-de-obra, principalmente, para trabalhos  domésticos. Cozinheiras, arrumadeiras e até mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da colônia.  

No Século do Ouro (XVIII) alguns escravos conseguiam comprar sua liberdade após adquirirem a carta de  alforria. Juntando alguns “trocados” durante toda a vida, conseguiam tornar se livres. Porém, as poucas  oportunidades e o preconceito das sociedades acabavam fechando as portas para essas pessoas. O negro  também reagiu à escravidão, buscando uma vida digna. Foram comuns as revoltas nas fazendas em que grupos  de escravos fugiam, formando nas florestas os famosos quilombos. Estes, eram comunidades bem organizadas,  onde os integrantes viviam em liberdade, através de uma organização comunitária aos moldes do que existia na  África. Nos quilombos, podiam praticar sua cultura, falar sua língua e exercer seus rituais religiosos. O mais  famoso foi o Quilombo dos Palmares, comandado por Zumbi.  

Questões  

1- Tendo como base o texto: O Trabalho Escravo no Brasil Colonial, respondas as questões:  a) Quais as características da escravidão no Brasil colonial?  

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b) Quais as formas de resistências praticadas pelos escravos para demonstrar a sua insatisfação?  ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________  

2- Qual é o nome do lugar onde os escravos viviam:  

(a) Escambo (b) Casa Grande (c) Engenho (d) Senzala  

3- Leia as frases e marque V ou F: 

a) Os escravos trabalhavam de 12 a 15 horas por dia.  

b) Os escravos eram vigiados de perto pelos feitores, que, quase sempre, os castigavam por qualquer  pequena falta.  

c) A alimentação dos escravos era insuficiente e pobre em vitaminas, o que acarretava sérios problemas de saúde.  

d) A carta de alforria era um documento que concedia a liberdade dos escravos  

e) Nenhum grupo jamais aceitou ser escravizado. Onde houve escravidão, houve resistência.  

4- Leia o texto para responder os Exercícios abaixo:  

[...] O continente africano abrigava inúmeras aldeias e também países organizados, com reis, exércitos,  impostos, legislação, etc.[...]  

Embora em pequena escala, a escravidão já estava presente antes da chegado dos europeus à África. Os  escravos eram capturados nas guerras e levados à aldeia vitoriosa, onde passavam a fazer parte das famílias,  com a diferença que trabalhavam mais que os outros membros da casa. Em algumas sociedades, os escravos trabalhavam na produção agrícola das propriedades do rei e dos ricos e, na quarta geração, seus descendentes  nasciam livres.  

AAAAAAAAAAAAAAAAAAaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAaaa a César Coll e Ana Teberosky, Aprendendo História e Geografia: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, São  Paulo, Ática, 2000.  

  

a) Nas sociedades africanas, como uma pessoa podia se tornar escravo:  

(a) Quando era capturado em casa  

(b) Quando era capturado nas guerras  

(c) Quando era capturado nas ruas  

b) Como viviam os escravos no modo de vida tradicional africano:  

a) Passaram a fazer parte das famílias, trabalhando mais que os outros membros.  

b) Passaram a fazer parte das famílias.  

c) Passaram a fazer parte das famílias, trabalhando menos que os outros membros.  

d) Passaram a fazer parte das famílias, trabalhando só de vez em quando. 

5 – Elabore um pequeno texto, sobre a travessia da África para a América. Use as palvaras a seguir: Sede  - cansaço - revolta - tempo - África - povo - amigos - parentes - medo - saudade - fome - língua.


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