ESCOLA
ESTADUAL Omar Donato Bassani
Professora Cristina - disciplina de Arte
Atividades da semana de:15/06 a19/06
Orientações:
- Copiar – realizar uma
leitura silenciosa e copiar as questões.
- Assistir os vídeos https://youtu.be/GtU39bIXiB0
- Assistir a aulas do centro de
mídias dia 18/05/2020 https://youtu.be/6psBs_l6WHg
- Entregar as atividades – No WhatsApp 971831090 ou no-mail -
csvieira4046@gmail.com
- Qualquer dúvida – entrar
em contato no WhatsApp 971831090
Ano/série |
7º anos A, B, C, D e E |
Objetos de estudo |
Conhecer e explorar objetos de conhecimento como
instrumentos acústicos, apreciação musical e caraterísticas dos instrumentos. |
Competências/habilidades |
(EF07AR21) explorar e analisar instrumentos acústico (percussão,
sopro, cordas e fricção) em praticas de composição /criação, execução e
apreciação musical, características de instrumentos musicais diversos. |
Tempo de estudo |
4 aulas |
Os Naipes dos Instrumentos
Conhecer o som que cada instrumento produz é uma tarefa que
necessita de estudo dedicação. Escutar com bastante atenção também é muito
importante.
A organização dos naipes (famílias) de instrumentos em uma
orquestra não é feita ao acaso. Veja a imagem a seguir.
Naipe é o nome que se dá a um grupo de instrumentos musicais
da mesma família presentes em uma orquestra. Cada naipe tem suas
características. Uma orquestra tradicional apresenta quatro naipes de
instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão.
observou onde fica cada naipe de instrumentos?
A localização dos naipes no
palco, quase sempre nos mesmos lugares, visa proporcionar harmonia aos
diferentes sons e timbres de cada instrumento. Com essa organização, o regente
pode ouvir com clareza cada grupo. Além disso, todos os músicos precisam ver a
regência do maestro para executarem sua parte na música.
Já pensou se, em cada
apresentação da orquestra, os músicos resolvessem sentar em um lugar diferente?
O maestro poderia ficar confuso. Por isso, cada naipe tem seu lugar “cativo” na
orquestra.
Uma orquestra sinfônica conta com
quatro naipes de instrumentos:
• cordas:
violinos, violas, violoncelos,
contrabaixos, harpas;
• madeiras:
flautas, flautins, oboés, clarinetes, baixos, fagotes, contrafagotes;
• metais:
trompetes, trombones, trompas, tubas;
• percussão:
tímpanos, pandeiros, caixas, bombos, pratos.
O número de músicos também
caracteriza uma orquestra sinfônica. É preciso haver mais de 50 integrantes.
Menos que isso, trata-se de uma sinfonieta, ou seja, uma
orquestra menor que a sinfônica.
Arte – Ensino Fundamental Anos
Finais – Volume 4
O encanto da música erudita
Para saber um pouco mais sobre a
chamada música erudita, veja esse vídeo, https://youtu.be/GtU39bIXiB0
no qual é apresentado como essa música atravessou os séculos e chegou aos dias
atuais com novas características. Descubra como se dá a formação de uma
orquestra, seus diferentes instrumentos e os sons que reproduzem, assim como os
naipes aos quais pertencem. Ademais, escute importantes composições nacionais e
internacionais de diferentes períodos.
Instrumentos Musicais Não
Convencionais
Os instrumentos apresentados até
agora são chamados de convencionais, pois foram criados especialmente para
produzir música. No entanto, muitos objetos podem se transformar em
instrumentos. Se você tem em casa um caderno espiral ou uma garrafa de plástico
ondulada, experimente raspar as ondulações com um lápis ou com um garfo. Isso
produzirá um som, que também pode ser identificado de acordo com os parâmetros
que você aprendeu. Assim, o caderno (ou a garrafa) pode servir como instrumento
musical classificado como não convencional.
Dezenas de objetos podem
transformar-se em instrumentos não convencionais. No samba, por exemplo, pratos
e caixas de fósforo são utilizados com frequência na produção de som.
Você já ouviu falar de Hermeto Pascoal? Nascido no Estado de Alagoas, esse compositor, arranjador e multi-instrumentista é referência nacional e internacional na transformação de objetos comuns em instrumentos musicais não convencionais. Panelas, talheres, pedaços de cano, madeira são alguns dos elementos usados pelo artista para fazer música, transformando a função real desses objetos em fonte sonora.
Hermeto pascoal transformou uma chaleira em um instrumento
musical não convencional.
A construção da sonoridade
O vídeo https://youtu.be/LgFWwekjV_E
apresenta o músico e luthier (aquele que fabrica instrumentos musicais)
Fernando Sardo. Veja como ele, utilizando objetos do cotidiano, constrói
instrumentos (convencionais e não convencionais) e escute os sons que são
produzidos com esses “novos” instrumentos.
ATIVIDADE
1 Relacione o naipe com seu instrumento.
a) Cordas c) Metais ( ) Flauta ( ) Violino
b) Madeiras d) Percussão ( ) Trompete ( ) Caixa
Produzindo um instrumento não convencional
2 ) Desenhe em seu caderno o esboço de um instrumento não convencional inventado por você. Se preferir pode recortar de revistar ou jornais imagens que poderia auxiliar você para a construção desse instrumento, pense no som que deseja, no material que deverá ser utilizado e com qual objeto você produzirá o som.
3 ) Relacione os itens das duas colunas conforme o primeiro
exemplo:
a) Som natural ( A ) Canto de pássaros ( ) Intensidade a
b) Som cultural ( ) Som da chuva ( ) Duração
c) Parâmetros do som ( ) Som de buzina ( ) Piano
d) Instrumento convencional ( ) Altura ( ) Chaleira
e) Instrumento não convencional ( ) Percussão ( ) Violão
f) Naipes ( ) Som de celular ( ) Caixa de fósforos
( ) Metais ( ) Flauta
( ) Cordas
( ) Timbre
4) Quais são os naipes que
compõem a orquestra sinfônica?
5) Quando uma orquestra é
formada por menos de 50 integrantes recebe qual nome? E por quê?
6) Escolha dois naipes de
instrumentos musicais e escreva os nomes que fazem parte dessa família.
7) O que é naipe?
8) Explique por que os instrumentos
recebem o nome de convencional?
9) De exemplos de instrumentos
não convencionais?
10 ) Para que serve a
localização dos naipes no palco?
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