quinta-feira, 11 de junho de 2020

Artes 7º A,B,C,D,E

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora Cristina - disciplina de Arte

Atividades da semana de:15/06 a19/06

Orientações:

  • Copiar – realizar uma leitura silenciosa e copiar as questões.
  • Assistir os vídeos    https://youtu.be/GtU39bIXiB0
  • Assistir a aulas do centro de mídias dia 18/05/2020 https://youtu.be/6psBs_l6WHg
  • Entregar as atividades – No WhatsApp 971831090 ou no-mail - csvieira4046@gmail.com
  • Qualquer dúvida – entrar em contato no WhatsApp  971831090

 

 

Ano/série

 

7º anos A, B, C, D e E

 

 

Objetos de estudo

 

 

Conhecer e explorar objetos de conhecimento como instrumentos acústicos, apreciação musical e caraterísticas dos instrumentos.

 

Competências/habilidades

 

 

 

(EF07AR21) explorar e analisar instrumentos acústico (percussão, sopro, cordas e fricção) em praticas de composição /criação, execução e apreciação musical, características de instrumentos musicais diversos.

 

 

Tempo de estudo

 

 

 4 aulas

 

Os Naipes dos Instrumentos

Conhecer o som que cada instrumento produz é uma tarefa que necessita de estudo dedicação. Escutar com bastante atenção também é muito importante.

A organização dos naipes (famílias) de instrumentos em uma orquestra não é feita ao acaso. Veja a imagem a seguir.

Naipe é o nome que se dá a um grupo de instrumentos musicais da mesma família presentes em uma orquestra. Cada naipe tem suas características. Uma orquestra tradicional apresenta quatro naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão.



observou onde fica cada naipe de instrumentos?

A localização dos naipes no palco, quase sempre nos mesmos lugares, visa proporcionar harmonia aos diferentes sons e timbres de cada instrumento. Com essa organização, o regente pode ouvir com clareza cada grupo. Além disso, todos os músicos precisam ver a regência do maestro para executarem sua parte na música.

Já pensou se, em cada apresentação da orquestra, os músicos resolvessem sentar em um lugar diferente? O maestro poderia ficar confuso. Por isso, cada naipe tem seu lugar “cativo” na orquestra.

Uma orquestra sinfônica conta com quatro naipes de instrumentos:

             cordas:  violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas;

             madeiras: flautas, flautins, oboés, clarinetes, baixos, fagotes, contrafagotes;

             metais: trompetes, trombones, trompas, tubas;

             percussão: tímpanos, pandeiros, caixas, bombos, pratos.

 

O número de músicos também caracteriza uma orquestra sinfônica. É preciso haver mais de 50 integrantes. Menos que isso, trata-se de uma sinfonieta, ou seja, uma orquestra menor que a sinfônica.

Arte – Ensino Fundamental Anos Finais – Volume 4

O encanto da música erudita

Para saber um pouco mais sobre a chamada música erudita, veja esse vídeo, https://youtu.be/GtU39bIXiB0 no qual é apresentado como essa música atravessou os séculos e chegou aos dias atuais com novas características. Descubra como se dá a formação de uma orquestra, seus diferentes instrumentos e os sons que reproduzem, assim como os naipes aos quais pertencem. Ademais, escute importantes composições nacionais e internacionais de diferentes períodos.

 

Instrumentos Musicais Não Convencionais

Os instrumentos apresentados até agora são chamados de convencionais, pois foram criados especialmente para produzir música. No entanto, muitos objetos podem se transformar em instrumentos. Se você tem em casa um caderno espiral ou uma garrafa de plástico ondulada, experimente raspar as ondulações com um lápis ou com um garfo. Isso produzirá um som, que também pode ser identificado de acordo com os parâmetros que você aprendeu. Assim, o caderno (ou a garrafa) pode servir como instrumento musical classificado como não convencional.

Dezenas de objetos podem transformar-se em instrumentos não convencionais. No samba, por exemplo, pratos e caixas de fósforo são utilizados com frequência na produção de som.


Você já ouviu falar de Hermeto Pascoal? Nascido no Estado de Alagoas, esse compositor, arranjador e multi-instrumentista é referência nacional e internacional na transformação de objetos comuns em instrumentos musicais não convencionais. Panelas, talheres, pedaços de cano, madeira são alguns dos elementos usados pelo artista para fazer música, transformando a função real desses objetos em fonte sonora.

Hermeto pascoal transformou uma chaleira em um instrumento musical não convencional.

 

A construção da sonoridade

O vídeo https://youtu.be/LgFWwekjV_E apresenta o músico e luthier (aquele que fabrica instrumentos musicais) Fernando Sardo. Veja como ele, utilizando objetos do cotidiano, constrói instrumentos (convencionais e não convencionais) e escute os sons que são produzidos com esses “novos” instrumentos.

ATIVIDADE

1 Relacione o naipe com seu instrumento.

a) Cordas                               c) Metais                          (    ) Flauta                    (     ) Violino 

b) Madeiras                           d) Percussão                  (    ) Trompete              (     ) Caixa


Produzindo um instrumento não convencional

2 ) Desenhe em seu caderno o esboço de um instrumento não convencional inventado por você. Se preferir pode recortar de revistar ou jornais imagens que poderia auxiliar você para a construção desse instrumento, pense no som que deseja, no material que deverá ser utilizado e com qual objeto você produzirá o som.

3 ) Relacione os itens das duas colunas conforme o primeiro exemplo:


a) Som natural                                          ( A  ) Canto de pássaros                     (     ) Intensidade a

b) Som cultural                                         (     ) Som da chuva                             (     ) Duração

c) Parâmetros do som                               (    ) Som de buzina                             (     ) Piano

d) Instrumento convencional                    (    ) Altura                                             (     ) Chaleira

e) Instrumento não convencional              (    ) Percussão                                     (     ) Violão

f) Naipes                                                   (    ) Som de celular                             (     ) Caixa de fósforos

                                                                   (    ) Metais                                           (    ) Flauta

                                                                  (    ) Cordas                                           (    ) Timbre


4) Quais são os naipes que compõem a orquestra sinfônica?

5) Quando uma orquestra é formada por menos de 50 integrantes recebe qual nome? E por quê?

6) Escolha dois naipes de instrumentos musicais e escreva os nomes que fazem parte dessa família.

7) O que é naipe?

8) Explique por que os instrumentos recebem o nome de convencional?

9) De exemplos de instrumentos não convencionais?

10 ) Para que serve a localização dos naipes no palco?


Nenhum comentário:

Postar um comentário