quinta-feira, 11 de junho de 2020

MATEMÁTICA: 7º A,B,C,D,E


ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professor Abel 

Atividades da semana de: 25/06 A 29/06

Orientações:

Assistir ao vídeo; https://youtu.be/qFCDfW3C7F4

 

Série/ Turma

7º A  - Atividade (4)

 

Objetos de estudo

Vamos praticar um pouco os assuntos que estudamos na sala de aula antes da quarentena.

 

Competências/habilidades

(EF07MA21) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica  e vincular esse estudo a representações planas de obras de artes, elementos arquitetônicos, entre outros.

 

Tempo de estudo

 

5 aulas.

 

 

Resolver a lista de problemas:

 

1) Construa, um plano cartesiano e marque os seguintes pontos: A (3, 2), B (–1, 0), C(0, –3), D(–2, –2), E (3, – 4), F (0, 0), G (– 4, 3) e H( 3, –2).

 

2) Represente o polígono no plano cartesiano, associando seus vértices a pares ordenados. Os  vértices  são, A(1, 2),       B(2, 4),       C(4, 2) e D(3, 1).

 

3) Considere o losango (verde), em que as coordenadas de seus vértices são A(1, 1), B(2, 3), C(4, 4) e D(3, 2). Observe que, se multiplicarmos as coordenadas dos vértices desse polígono por 2, obteremos assim os pontos A’(2, 2), B’(4, 6), C’(8, 8) e D’(6, 4), que são as coordenadas dos vértices do losango (laranja). Notem que o losango A’B’C’D’ representa a ampliação do losango ABCD. Para isto, basta fazer as duas figuras num plano carteziano.

 

4)Agora, considere o quadrilátero FGHI de vértices com coordenadas F(1, 2), G(3, 2), H(3, 4) e I(1, 4). Se multiplicarmos essas coordenadas por – 1, obtemos o quadrilátero F’G’H’I’, que é simétrico ao quadrilátero FGHI.

Observação: Vimos nessas situações que, quando multiplicamos as coordenadas dos vértices de um polígono por números inteiros, obtemos um outro polígono, que pode ser simétrico ou não. Nas próximas aulas (depois da pandemia), estudaremos um pouco mais sobre esse assunto.

 

5) Dada as coordenadas dos vértices, A ( 2,1) , B ( 4,1) , C ( 6,3) , D ( 4,3) , E ( 3,5 ) , e F ( 1,3).

a) Represente esse hexágono em um plano cartesiano.

b) Ao multiplicar as coordenadas dos vértices desse hexágono por 2, a figura obtida corresponderá a uma ampliação ou será uma redução?

c) Quais as coordenadas dos vértices da figura obtida?


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