ESCOLA
ESTADUAL Omar Donato Bassani Professora: Maria Aparecida B Galdino
Atividades da semana de: 22/06 a 26/06 Orientações:
● Copiar entregar via e-mail: cida2226@gmail.com, Whatsapp 11 98153-3999 ou ao retornar
● Entregar as atividades 29/06/2020
● Qualquer dúvida 11 98153-3999 whatsapp
Ano / série: |
7º anos A, B, C, D
e E |
Objetos
de estudo - |
:
Identificar a (trans) formação do território brasileiro resultante da
dinâmica histórica de uso e ocupação. |
Competências/ Habilidades: |
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na
formação socioeconômica e
territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas
no Brasil, em especial no Estado de São Paulo |
Tempo de
estudo: |
Ex. 4 aulas de 45
min |
ATIVIDADE
1. Preencha o esquema a seguir sobre os marcos do início da formação
territorial brasileira.
1. Sobre os jesuítas e os bandeirantes, assinale a afirmativa correta.
a) Especificamente no território brasileiro, não tiveram grande participação na interiorização do povoamento. indígenas para escravizar.
b) Os bandeirantes são reconhecidos pela maneira pacífica através da qual abordavam os povos indígenas, respeitando e valorizando os saberes dessas comunidades.
2. Relacione a atividade econômica apresentada à sua importância no
processo de ocupação do território brasileiro.
1. Primeiros habitantes: INDÍGENAS Diferentes culturas, modos de vida, costumes, línguas,
rituais. Reservas indígenas: áreas demarcadas e protegidas pelo governo. Deve
incluir a aldeia (onde os índios moram) e as terras em volta, onde
se pode plantar, caçar e pescar.
Sobre os indígenas
no Brasil marque (V) se afirmação for verdadeira, ou (F) se a afirmação for
falsa:
( )As tribos
indígenas existentes no
Brasil no período
da colonização eram todas amistosas, tinham os mesmos modos de
vida e possuíam o mesmo idioma.
( )As reservas
indígenas são áreas demarcadas pelo governo e protegidas por leis.
( ) As reservas indígenas correspondem apenas a aldeia, área onde
os índios constroem suas moradias.
1. Quem eram os tropeiros?
2. A economia cafeeira foi o principal esteio econômico do Segundo
Reinado, sendo desenvolvido seu cultivo em grande escala primeiramente:
a) no Oeste paulista
b)
no Sul da Bahia
c) no Norte paranaense
d)
na Baixada Fluminense
e) no Sul de Minas
OBS: Responder às
questões da apostila vol. 2, parte 2, as páginas 19, 20. 21, 22 e 23. Não coloquei
texto nas atividades porque na apostila
tem vários textos
nas páginas citadas acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário