sexta-feira, 26 de junho de 2020

CIÊNCIAS

Nome:                                                                                                                       


Série:7°A/B/C/D/E        Professora:Natália               Data:        /       /

Aula:03


2°Bimestre.


 

Tema : Matéria e Energia

Objetivo:História dos combustíveis e das máquinas térmicas.

Habilidade:EF07C/05-Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências socioambientais causadas pela produção e uso desses materiais e máquinas.

 

Atividade da semana: 29/06 a 03/07.                                       

      Tempo de duração:4 aulas. Orientações:

         1ºEtapa:Consulte o seu livro didático-Tema: 08-páginas:244,para aprofundamento do tema.(texto complementar segue em anexo para consulta caso não tenha o livro didático).

 

         2°Etapa:Caderno do Aluno - Currículo Paulista-volume:02.

S ituação 02 de aprendizagem: página-09; Atividade 2 .

 

Realize atentamente a leitura do texto a seguir; responda às questões:01 e 02; Utilizar o texto complementar ou pesquisar em outras fontes de sua preferência,deve completar a tabela no seu Caderno do Aluno (Apostila); Pág:09.

 

         Responda à caneta.

         Em caso dúvidas entre em contato pelo Whatsapp.

Podem ser enviadas no Gmail-- nataliasilva@prof.educacao.sp.gov.br ou 

Whatsapp- 11 97626-8560.

 

Combustíveis fósseis

 

Combustíveis fósseis são usados para geração de energia e são produzidos por meio da decomposição de matéria orgânica. O seu uso está associado a problemas ambientais.

Combustíveis fósseis são, por definição, o grupo de recursos naturais disponíveis na natureza utilizados para a produção de energia por meio de sua queima e oriundos da decomposição de material orgânico ao longo do tempo. Os três principais tipos de combustíveis fósseis são: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, embora existam outros, como o xisto betuminoso.

História dos combustíveis fósseis

Esses recursos naturais recebem o nome de combustíveis fósseis pelo fato de sua origem estar associada ao processo de decomposição de material orgânico em camadas de bacias sedimentares, de forma semelhante ao que ocorre no processo de formação dos fósseis. Apesar disso, existem teorias menos populares na área científica que defendem a origem desses combustíveis por outros meios, como a teoria inorgânica ou abiótica do petróleo. No entanto, essas proposições ainda carecem de uma maior validação no âmbito acadêmico, uma vez que se pautam apenas em hipóteses e alguns indícios.

 

Como são de origem fóssil, o petróleo e demais combustíveis a ele associados não são renováveis — ou melhor, sua reposição na natureza ocorre de maneira muito lenta. Com isso, a geopolítica do petróleo acirra-se no mundo, haja vista que, desde a Revolução Industrial, esse r ecurso é de extrema necessidade para o funcionamento da economia capitalista mundial.

 

Embora existam esforços governamentais em todo o mundo para diminuir a dependência em relação a esse elemento, ele ainda é o combustível mais utilizado. Além do fato de ser um recurso


não renovável, o petróleo apresenta como desvantagem a emissão em grande quantidade de p oluentes na atmosfera durante a sua queima.

 

Vantagens e desvantagens do uso de combustíveis fósseis

 

O uso de combustíveis fósseis está associado a problemas ambientais, como emissão de gases poluentes à atmosfera.

 

V antagens:

 

         Possuem elevada eficiência energética quando comparados a outros tipos de energia, produzindo quantidades significativas por unidade de peso.

         Seus reservatórios geralmente apresentam facilidade de localização, extração e processamento.

         Possui melhor custo-benefício do que as fontes de energias alternativas.

 

D esvantagens:

 

         Quanto mais reduzida a disponibilidade desses combustíveis, devido ao intenso uso de seus reservatórios, mais elevados ficam seus preços no mercado.

         Estão relacionados a diversos problemas ambientais, como emissão de gases poluentes à atmosfera, contribuindo, por exemplo, para o aumento do efeito estufa.

         Erros de armazenamento e extração, por exemplo, do gás natural e petróleo podem causar inúmeros e graves problemas tanto ao meio ambiente quanto à saúde.

 

Combustíveis fósseis e impactos ambientais

 

O uso de combustíveis fósseis está associado a diversos problemas ambientais. A dependência da matriz energética mundial em relação às fontes não renováveis de energia faz com que os reservatórios diminuam cada vez mais devido à exploração intensa e desenfreada dos recursos naturais. E por serem fontes não renováveis de energia, a disponibilidade dos combustíveis fósseis está ameaçada, e, portanto, a produção de energia mundial também.

Outro problema ambiental é a questão da emissão de gases de efeito estufa por meio da queima dos combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos principais gases que intensificam o efeito estufa e provoca alterações climáticas. A questão da redução das emissões tem sido alvo de discussões de inúmeras conferências ambientais. Diversos acordos já foram estabelecidos, como o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris. Buscar alternativas à substituição dos combustíveis fósseis para produção de energia é essencial para conservação do meio ambiente e para conter as alterações no clima.

 

Plástico

 

Os plásticos, em sua maioria, são produzidos a partir do petróleo,produtos extraídos do petróleo para fabricar materiais plásticos são transformados em resinas plásticas. Estas resinas podem ter sua composição química modificada e dar origem a diferentes tipos de plástico. Por isso alguns plásticos são mais transparentes que outros ou derrete mais facilmente. Os materiais plásticos usados para fazer embalagens são chamados de termoplásticos, que amolecem quando aquecidos, podendo ser transformados em novos produtos.

Os restos de plásticos, quando enterrados, não se decompõem. Embora hoje já existam plásticos biodegradáveis, eles são empregados apenas em alguns casos, como materiais cirúrgicos ou na agricultura.

Os materiais plásticos coletados pela Coleta Seletiva são levados para a Central de Triagem. Lá, os diferentes tipos de plásticos são separados e enviados para as fábricas de reciclagem onde são novamente derretidos para a fabricação de novos produtos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário