sexta-feira, 26 de junho de 2020

GEOGRAFIA

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani Professora: Maria Aparecida B Galdino Atividades da semana de: 29/06 a 03/07 Orientações:

  Copiar entregar via e-mail: cida2226@gmail.com ou ao retornar        

  Entregar as atividades  06/07/2020

  Qualquer dúvida 11 98153-3999 whatsapp

 

Ano / série:

7º anos A, B, C, D e E

Objetos de conheci-

mento

Formação territorial do Brasil e característica da população brasileira.

 

Competências/ Habilidades:

(EF07GE17*) Identificar os processos migratórios internos e externos, reconhecendo as contribuições dos povos indígenas, africanos, europeus, asiáticos entre outros para a formação da sociedade brasileira, em diferentes regiões brasileiras, em especial no Estado de São Paulo.

 

Tempo de estudo:

Ex. 4 aulas de 45 min

 

O que é migração?

Migração é o deslocamento populacional de uma área para outra.

MIGRAÇÃO INTERNA: ocorre dentro do mesmo país.

MIGRAÇÃO EXTERNA: ocorre entre países diferentes.

 

Por que o ser humano migra?

 As migrações são explicadas, principalmente, por fatores econômicos.

 Busca por melhores condições de vida (melhor acesso à alimentação, à habitação, ao vestuário, à saúde, à educação, ao lazer etc.


Quando as pessoas estão saindo de um determinado local, elas estão emigrando e, quando elas estão chegando, elas estão imigrando. Além disso, quando essa migração ocorre entre países diferentes, é chamada de migração externa, e, quando ela ocorre em um mesmo país, é chamada de migração interna. 

Vamos conhecer agora os principais tipos de migração existentes:

Migração pendular: é aquela que as pessoas realizam todos os dias, quando vão de casa para o trabalho ou para a escola. Funciona como um pêndulo, que vai e volta para o local de onde veio.

Migração sazonal ou transumância: é quando a migração dura um determinado período do ano ou alguns meses. É uma migração temporária. Por exemplo: uma pessoa que se muda para outra região do país para estudar e retorna seis meses depois.

Migração permanente: é quando há o deslocamento e ele dura vários anos ou um tempo indeterminado.

Êxodo rural ou migração campo-cidade: é a migração em massa dos trabalhadores do campo para as cidades.

Migração cidade-cidade: é quando ocorre um fluxo de pessoas migrando entre as diferentes cidades em um mesmo território.

Nomadismo: é quando as pessoas se deslocam entre diferentes pontos, não tendo um local fixo de moradia.

Compreender as migrações é importante, pois elas obedecem a algumas razões econômicas, sociais e naturais, evidenciando a existência de inúmeros outros

fenômenos.


Miscigenação


·         A população brasileira é resultado de um grande processo migratório;

·         Apresenta uma elevada miscigenação.

 

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, a população desses índios era de quase 2 milhões de pessoas.

Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migração involuntária, pois foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os séculos XVI e XIX. Nesse período, desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café.

Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos. Na primeira metade do século XX, pelo menos quatro milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses.

 

ATIVIDADES

 

1.    Como é caracterizado o processo de migração? Destaque os principais motivos responsáveis por esse fenômeno no Brasil.

 

2.    No território brasileiro, uma modalidade de migração muito comum é o êxodo rural. Caracterize esse processo e aponte as suas consequências.

 

3.    Por que o Brasil é um país tão diverso sob o ponto de vista de sua população?

 

4.    Quais são os fatores que levam as pessoas a migrarem ?.

 

5.    “ Xenofobismo “. O que vem a ser ?

 

6.    Aponte dois motivos que expliquem o aumento recente da migração de haitianos para o Brasil.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário