Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo
EE OMAR DONATO BASSANI
Atividade de Língua Portuguesa – Profª Adriana – Semana de 22/06 a 26/06
– 6 aulas |
Orientações: Não precisa copiar. Responder no caderno. Enviar por
whatsapp. |
Habilidades: EF67LP14CPreparar o roteiro de perguntas
para a realização de entrevista oral com envolvidos ou especialistas
relacionados ao fato noticiado ou ao tema em pauta. EF67LP14ADefinir o contexto de produção
da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, escolha do
entrevistado etc.). |
Conteúdo – Gênero textual – Entrevista
– Planejar a entrevista. |
Aula planejada com base na aula do centro de mídias de 12/06/20 |
O que é entrevista?
A Entrevista é
um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculada, sobretudo,
pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio,
dentre outros.
Há diversos tipos de entrevistas
dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de
emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras.
Leia o texto (Entrevista) para responde as
questões de 1 a 7.
Criada há mais de
50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar
tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de
estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular,
os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e
dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018,
Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (…) Aos
81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de
suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de
decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras
entre países.
Revista –
Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira
vez num filme?
Mauricio
de Sousa – Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos
capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os
cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um
filme alegre, que inspire e que marque época.
Revista
– Como será a escolha dos atores?
Mauricio
de Sousa – Logicamente vamos buscar crianças com as características
físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de
talento. (…)
Revista –
A Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio
de Sousa – Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil.
Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai
crise, a gente continua vendendo milhões. (…)
Revista
– Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase
trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às
diferentes culturas?
Mauricio
de Sousa – Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e
a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países
em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é
multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma
menina na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.
Revista –
E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos
novos tempos?
Mauricio
de Sousa – No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava
umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu
dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não
compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece.
Revista –
Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?
Mauricio
de Sousa – Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a
serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos
pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam
levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em
Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado.
Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a
maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu
sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos
pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(…)
Revista –
Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que
forma sua
atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação
do outro?
Mauricio
de Sousa – Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que
tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem
felicidade.(…)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada
01) Quem é o
entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
02) Qual é o
assunto da entrevista?
03) Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar
crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que foi lançado
em 2018?
04) Explique
quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos
países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado?
05) De acordo com o texto, explique de que forma
as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.
06) Explique
como a maça passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou
líder no mercado.
07) Diante de tanta intolerância ocorrida no
Brasil e no mundo, como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas
gerações uma maior aceitação do outro?
08) Planeje
uma entrevista a ser feita por meio digital. Pode ser com um colega ou até
mesmo com um familiar. Elabore três questões sobre o tema “Isolamento social”.
Faça a entrevista com base nas características apresentadas anteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário