sábado, 20 de junho de 2020

PORTUGUÊS

Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo

EE OMAR DONATO BASSANI

Atividade de Língua Portuguesa – Profª Adriana – Semana de 22/06 a 26/06 – 6 aulas

Orientações: Não precisa copiar. Responder no caderno. Enviar por whatsapp.

Habilidades:

EF67LP14CPreparar o roteiro de perguntas para a realização de entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados ao fato noticiado ou ao tema em pauta.

EF67LP14ADefinir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, escolha do entrevistado etc.).

Conteúdo – Gênero textual – Entrevista – Planejar a entrevista.

Aula planejada com base na aula do centro de mídias de 12/06/20

 

O que é entrevista?

 

Entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculada, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.

Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras.

 

                     


Leia o texto (Entrevista) para responde as questões de 1 a 7.

    Criada há mais de 50 anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme “Laços”. (…) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação de barreiras entre países.


Revista – Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica pela primeira vez num filme?

Mauricio de Sousa – Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque época.

Revista – Como será a escolha dos atores?

Mauricio de Sousa – Logicamente vamos buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as personagens, mas vamos atrás de talento. (…)

Revista – A Turma da Mônica é imune à crise?

Mauricio de Sousa – Nós temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua vendendo milhões. (…)

Revista – Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas?

Mauricio de Sousa – Pouca coisa. Por exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é mico e faz o que é permitido.

Revista – E no Brasil, de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos?

Mauricio de Sousa – No começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista. Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece. 

Revista – Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca é líder de mercado?

Mauricio de Sousa – Sim. A maçã é um deles. Líder inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã (risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(…)

Revista – Vivemos um momento de intolerância também no Brasil. De que

forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma maior aceitação

do outro?

Mauricio de Sousa – Fazendo um trabalho que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de forma positiva e que trazem felicidade.(…)

 

https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada 

01)  Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?

02)  Qual é o assunto da entrevista?

03)   Por que Mauricio de Sousa decidiu colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que foi lançado em 2018?

04)  Explique quais adaptações precisaram ser feitas para atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é veiculado? 

05)   De acordo com o texto, explique de que forma as características das personagens se adequaram aos novos tempos no Brasil.

06)  Explique como a maça passou a ser comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.

07)   Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no mundo,  como Mauricio de Sousa, pretende despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?

08)  Planeje uma entrevista a ser feita por meio digital. Pode ser com um colega ou até mesmo com um familiar. Elabore três questões sobre o tema “Isolamento social”. Faça a entrevista com base nas características apresentadas anteriormente.


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