terça-feira, 18 de agosto de 2020

ELETIVA 7º E

 

E.E. PROF. OMAR DONATO BASSANI

ROTEIRO DE ESTUDO SEMANAIS

Período de 17 a 21 agosto de 2020

ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS

QUANT. DE AULAS 2 DISCIPLINA: ARTE - PROFESSOR: MARCIO ALMEIDA

SÉRIE: ELETIVAS TEMA: MÚSICA

CONTEÚDO:

Elaboração de encontros virtuais para desenvolvimento de aulas de música, com base na escolha de um tema para apresentação, no caso de naco coral, com exercícios de voz, e acompanhamento de violão.

 

HABILIDADES:

(EF06AR06) - Desenvolver processos de criação em artes, com base em temas ou interesses

artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de instrumentos e

recursos convencionais, alternativos.

OBJETIVOS:

Reconhecer a multidisciplinaridade em outras linguagens, e na arte propriamente dita.

METODOLOGIA:

Sugestões de músicas para desenvolvimento de canto coral, com encontros virtuais, com acompanhamento de violão, lembrando que não pode ser temas com letras com palavras de baixo calão, e palavras obscenas.

 

RECURSOS:

Pesquisa na internet.

DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO:

As atividades serão entregues no E-mail pessoal do professor

marcio.massan.corintiane@gmail.com ou pelo whatsApp pessoal também,

(11) 9 6656-9732 (oi).

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

TECNOLOGIA 7º E

 

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora Rosiane Da Costa nonato

Atividades da semana de: 17 a 21/08/2020

 

Orientações:

     QUAIS SÃO OS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS MAIS USADOS NO DIA A DIA?

     Entregar as atividades – Whatsapp, ou email amoresrose@hotmail.com

     Qualquer dúvida -  wats- 997487533

     Tecnologia e inovaçao

 

Ano/série

, 7E, .

 

Objetos de estudo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao desenvolver as atividades, vamos discutir o papel dos dispositivos tecnológicos no dia a dia e refletir sobre as mudanças trazidas pela tecnologia.

Inicie com uma reflexão sobre os dispositivos tecnológicos que mais usamos no cotidiano, e as funções que desempenham. É importante desmistificar sua utilização, lembrando que o papel das tecnologias vai além do uso de equipamentos eletrônicos.Você já refletiu sobre como a tecnologia digital vem ganhando espaço na nossa vida e
como todos nós vivemos em rede. Mas já parou para pensar no quanto os dispositivos tecnológicos são “necessários” no dia a dia, inclusive para aproximar as pessoas e conectá-las? Das coisas mais simples às mais complexas, cada vez mais utilizamos dispositivos digitais para enviar mensagens, ouvir música, fazer pesquisa, chamar um táxi, pedir comida, pagar uma conta do banco, assistir a um vídeo, jogar, comprar produtos, conversar com amigos (e vê-los na tela!), nos informar e mais uma infinidade de tarefas. Na sua opinião, quais são os dispositivos mais usados para fazer tudo isso? E qual deles você considera indispensável?  Responda em seu caderno.

 

Competência e habilidades

 

 

 

 

EF67TEC11: Compreender e avaliar conteúdos produzidos por meios digitais posicionando-se de maneira empática e crítica.  

EF67TEC14: Identificar as diversas manifestações culturais envolvendo as TDIC e seus impactos como meio de inserção do indivíduo na sociedade

 

 

Tempo de estudo

 

 

 

 

2 aulas de 45 minutos

ELETIVA 7º D

 


Escola  Estadual Omar Donato Bassani

Professor : Abel

LINK: https://youtu.be/9PVTSEjBfoE 

Semana de 10 a 14/8/20

Série/turma

7ºD -  Eletivas

Objeto de estudo

HQS - CALVIN

Competências/habilidades

Habilidade: Capacidade de concluir coisas que não estão escritas. Nas Histórias em Quadrinhos, por exemplo, o leitor deduz a ação que é omitida entre um quadrinho e outro.

Tempo de estudo

2 Aula



CALVIN

 

"O personagem que eu gostaria de ter criado"

Calvin não é apenas mais uma criança dos quadrinhos. Este apaixonante garotinho de seis anos, cabelos loiros espetados, que quase sempre está acompanhado de Haroldo, seu tigre de pelúcia, tem aquele diferencial que só os grandes personagens possuem Suas tiras fazem rir, pensar, se emocionar voltar a infância.

Desde que estreou, em 18 de novembro de 1985, criado pelo norte-americano Bill Watterson, Calvin se tornou quase uma unanimidade. É difícil encontrar alguém que não goste de suas traquinagens. A principal diversão deste endiabrado garoto é aprontar travessuras. Suas vítimas favoritas são seus pais, constantemente avaliados por pesquisas ou perguntas indiscretas: a garotinha Susie Derkins, inimiga número um do clube L.M.G. (Livre-se das Meninas Gosmentas). do qual Calvin é o ditador eterno e supremo regedor": a Sra. Wormwood, a professora que sempre o manda para a diretoria por causa de suas respostas estapafúrdias: e a babá Rosalyn, a única maluca na cidade que aceita tomar conta dele - o que a falta de dinheiro não faz!

No original, os nomes de Calvin e Haroldo (Hobbes, no original) são homenagens prestadas por Watterson. respectivamente, ao teólogo francês John Calvin (1509-1564) e ao filósofo inglés Thomas Hobbes (1588-1679).

Talvez o principal diferencial de Calvin seja o fato de retratar coisas que muitos leitores viveram na infância de uma maneira singela e divertida. Watterson certamente não pretendia fazer algo brilhante, mas fez. E com simplicidade. Por exemplo, a relação do menino com Haroldo, que ganha vida apenas aos seus olhos, é semelhante aos "amigos invisíveis" que tantas crianças têm.

O restante fica por conta das brigas engraçadíssimas dos dois, como quando Calvin chega da escola e é literalmente, atropelado pelo tigre. E, se sua mãe vê a cena, aparecem somente o garoto e o inanimado e inocente bichinho de pelúcia. Ou seja

e tudo fruto de uma fantástica imaginação.

Outro aspecto delicioso é a forma como Calvin dá vazão às suas fantasias infantis, assumindo várias identidades. como o Homem Estupendo, o defensor dos fracos e o advogado dos oprimidos: o Cosmonauta Spiff. que singra o universo enfrentando Zoks. Moks e Naggons (sempre representados pelos seus pais ou pela professora); o Tiranossauro, o terror do período cretáceo; e o detetive Trace Bullet, sempre envolvido em investigações hilárias.

- Calvin é relativamente novo, mas é maravilhoso! Graficamente é lindo, adoro o desenho do Watterson. E as piadas são tão inteligentes quanto divertidas.

Se há algum personagem que eu gostaria de ter criado. é o Calvin - confessa Mauricio de Sousa.

Watterson conseguiu tornar sua tira universal. Assim. faturou dezenas de prêmios pelo mundo. Seus personagens fizeram sucesso em vários países e chegaram a ser publicados em mais de 2 mil jornais simultaneamente. Seus livros saiam nos Estados Unidos com uma tiragem de um milhão de exemplares. Os Dez Anos de Calvin & Haroldo. de 1995, chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. No Brasil, há vários livros de Calvin, lançados pela Cedibra e pela Best News, que dividia as edições originais em duas. Mas William B. Watterson II (nome verdadeiro do autor nascido em 5 de julho de 1958, em Washington) não se encantava com o sucesso. Ele nunca permitiu que usassem Calvin e Haroldo em merchandising. por exemplo. E, em 1o de janeiro de 1996, parou de desenhar a tira, para tristeza de fãs do mundo inteiro.

Na carta que escreveu ao seu editor. Watterson revelou estar triste e que pensou bastante sobre sua decisão. Muitos apostaram que ele voltaria atrás. mas, mais de dez anos se passaram sem novas histórias de Calvin. Mesmo assim, suas tiras continuam sendo republicadas em muitos periódicos.

Para comemorar os 20 anos dos personagens de Watterson, em outubro de 2005 a editora Andrews McMeel Publishing lançou The Complete Calvin & Hobbes, uma caixa com três edições coloridas em capa dura, contendo as 3.160 tiras da dupla, ao preço de 150 dólares.

Exercício:

1 .Conforme a tirinha ao lado de Watterson, interpreta com suas palavras, e descreva o que você entendeu.
(mínimo 5 linhas)

 

2. Inspirado em Calvin e Haroldo , Crie sua própria tirinha.


EDUCAÇÃO FÍSICA

 

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora Cilene

Atividades da semana de: Ginástica Ritmica

Orientações:

·         Onde surgiu a Ginástica Ritmica?

·         Quem pode praticar?

·         Quando foi introduzida nos jogos olímpicos?

·         Cite 3 movimentos essenciais na ginástica rítmica

·         Qual capacidade física predominante.

·         Devolutiva da atividade no email professoracilenegois@gmail.com

 

 

Ano/série

7º ano

 

Objetos de estudo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificar os elementos que constituem os esportes tecnico – combinatórios, valorizandos o trabalho coletivo e p rotagonismo.

 

Competências/habilidades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Experimentar, fruir e identificar os diferentes elementos que constituem os espostes de precisão e tecnico – combinatorio, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

 

Tempo de estudo

 

 

 

 

 

 

 

2 aulas

Ginastica Ritmica

Como prática milenar feminina, a Ginástica Rítmica aponta seu princípio no Egito há 3500 anos. Os desenhos com a representação de movimentos são marcados em túmulos e cerâmicas das antigas pirâmides egípcias. Essa expressão física era caracterizada não como um esporte, mas como uma forma de lazer entre as moças da época. Na Grécia Antiga, a modalidade também foi praticada, porém com outra finalidade, a de culto ao corpo.

Algumas personalidades influenciaram na criação do esporte. Uma delas é o bailarino francês Jean-Georges Noverre, o grande percursor do teatro e da dança moderna François A. Delsarte, além da bailarina americana Isadora Duncan e o músico Émile Jacques-Dalcroze. Responsável pelo ensino da mistura de música com dança, o também professor Dalcroze, ajudou a montar um setor exclusivo ao aprimoramento do ritmo, nas dependências do Instituto de Moscou de Cultura Física, em 1920. Por volta de 1946, a novidade tornava-se um esporte independente e restrito as mulheres.

No ano de 1952, fundou a Liga Internacional de Ginástica Moderna, como era conhecida antigamente, com objetivo de disseminar sua prática. Quase uma década depois, aconteceu o primeiro campeonato na história da categoria.

A Federação Internacional de Ginástica incluiu a modalidade em sua associação, em 1962. Mais tarde, no ano de 1984, começou a competir nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Uma vez que sua estreia no evento, apenas como forma de apresentação, foi em Londres 1948. Passou a ser chamada de Ginástica Rítmica Desportiva, ou simplesmente GRD, no ano de 1975. Conhecida atualmente apenas por Ginástica Rítmica.

Em um tablado com 13 metros cada lado, as provas são disputadas em formato individual ou por equipes com 5 ginastas. Em cada apresentação, a atleta manuseia um dos cinco elementos listados abaixo:

  • Corda: Podendo ser feita de material sintético ou fibra natural, seu tamanho é equivalente ao da ginasta. Esse instrumento possibilita uma liberdade de movimentos, como saltos e rotações.
  • Arco: Composto de madeira ou plástico e o diâmetro de 80 a 90 centímetros, o material deve ser resistente para os rolamentos e lançamentos. Além de passagens por dentro do arco.
  • Bola: Com o diâmetro de 20 centímetros, a bola é feita de borracha ou material sintético, o que facilita suas principais funções: quicar e rolar, não só sobre o corpo, como no solo também.
  • Maças: Suas medidas variam de 40 a 50 centímetros, pesando apenas 150 gramas. Serão sempre duas por atleta. As principais características dessa categoria são círculos, lançamentos e batidas.
  • Fita: Elemento feito de cetim com 6 metros de comprimento por 4 a 6 centímetros de largura. Além dos lançamentos, as ondulações e os espirais são muitos utilizados nas apresentações. A fita não pode em nenhum momento enroscar, estando sempre formando desenhos no ar.

A competição é dividida em duas partes nos Jogos Olímpicos, primeiro a classificatória onde as dez melhores seguem para a final. Lembrando que neste tipo de competição um dos cinco elementos não são usados.

O tempo de duração da série no individual é de 1’15” a 1’30” e com 2’15” a 2’30” na competição por equipe.

 

ELETIVA 7º C

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora Cilene Barbosa Gois Oliveira

Eletivas


Orientações:

 Ainda sobre clubes esportivos, o que é um nutricionista?

 Qual o papel de um nutricionista dentro de um clube esportivo?

 Quando o trabalho do nutricionista é necessário?

 Devolutiva da atividade no email professoracilenegois@ WHATS +55 11 98550-6927


Ano/série 6º B 7ºC e 8ºA

Objetos de estudo Mostrar para os alunos os diferentes cargos empregaticios

dentro de um clube esportivo e suas funções, dentre eles

tecnico, preparador fisioterapeuta, etc.


Competências/habilidades Mostrar aos alunos a importancia de cada setor dentro de


um clube esportivo

Vivenciar cada função pesquisada.


Tempo de estudo 4 aulas

ELETIVA 7º B

 E.E. OMAR DONATO BASSANI

Atividade 3º Bimestre, 

Prof: Nei

Atividade da semana de: 17/08/2020 a 21/08/2020

Jovens buscam alternativas para o consumo, a reutilização e a reciclagem de resíduos

LIXO É LUXO

Lalo de Almeida/Folha Imagem
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/images/t0809200301.jpg

O grupo Refluxo  interage com jovens na praça da Sé, no centro de São Paulo



FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Não tem nada mais fácil que jogar coisas fora. Um simples movimento e você já está livre daquilo que não queria nem usava mais. É um fluxo automático: você compra, usa e dispensa coisas tantas vezes ao dia que não se dá conta da quantidade de resíduos que produz nem pensa no destino daquilo que joga no lixo (quando não na rua mesmo, o que não é raro de ver por aí).
O consumo alucinado e a consequente produção desenfreada de lixo são problemas sociais e ambientais aos quais não dá mais para fechar os olhos. Tanto que já despertaram nos jovens o desejo de buscar alternativas de consumo, de reutilização e de reciclagem de materiais.
Cláudio Alves, 17, criou um projeto -com a orientação da ONG Aprendiz Comgás- de reciclagem do papel dispensado por empresas para gerar renda para moradores de rua. Danielle Jurado, 17, confeccionou roupas reaproveitando materiais encontrados nos lixos e nas ruas de São Paulo. Peri Pane, 28, do grupo Refluxo, realizou uma performance artística de conscientização de consumo na qual passou sete dias acumulando todos os resíduos inorgânicos que produzia em uma capa especial, o parangolixo-luxo.
"O lixo é um dos grandes problemas de hoje, tanto porque os recursos naturais da Terra estão se esgotando quanto porque não há mais o que fazer com tanto lixo", explica Alves. "Precisamos tomar uma atitude que influencie as pessoas e que minimize o problema."

Desperdício
O mundo de hoje exige, o tempo inteiro, que as pessoas consumam e, quanto mais cada um cede a esse apelo, mais e mais resíduos deixa pelo caminho. O resultado desse processo é desastroso e pouca gente tem noção do tamanho da encrenca: no Brasil, são produzidos 125 mil toneladas de resíduos por dia. Só em São Paulo são 15 mil toneladas por dia. Você aí contribui com mais ou menos um quilo de lixo por dia. Faça as contas de quanto dá em um ano. Com certeza, não é pouco.
A chave para a diminuição desses números está no próprio conceito de lixo. Lixo é tudo o que não presta e que se joga fora. Grande parte do que normalmente recebe esse tratamento, no entanto, não é lixo. Embalagens plásticas, vidros, latinhas e até o papel do jornal que você já leu são matérias-primas importantes, que podem ser reutilizadas ou recicladas.
Esses resíduos, chamados inorgânicos, representam mais de 30% do total de lixo produzido por dia em São Paulo. Outros 36% correspondem ao resíduo orgânico, ou seja, comida jogada fora.
"No país do Fome Zero, perde-se 20% de toda a comida que é comprada, ou seja, aquilo que quatro famílias comem poderia alimentar cinco famílias", calcula Betty Abramowicz, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. "É importante que as pessoas pensem e planejem aquilo que compram."

Consumo e reciclagem
Reciclagem é a primeira coisa na qual se pensa quando o assunto é diminuir resíduos. Segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o Brasil, entre os países em desenvolvimento, está na vanguarda da reciclagem. A solução do problema, no entanto, passa por mudanças em etapas anteriores do fluxo de lixo. "A questão do lixo deve ser pensada antes de ele ser disposto. É preciso que busquemos a redução do consumo e a reutilização dos materiais", avalia John Butcher, 36, coordenador da campanha de substâncias tóxicas do Greenpeace.
"No Brasil, o lixo é um problema muito sério porque somente uma pequena parte dele é disposta de forma ambientalmente correta. O lixo fica a céu aberto e contamina o solo e a água. E há produtos, como aqueles feitos de PVC, que desprendem substâncias tóxicas e cancerígenas, as quais podem gerar problemas de saúde para a própria pessoa que jogou essas coisas fora de forma errada", alerta.
É o feitiço virando contra o feiticeiro.

Após ler o texto responda as questões.

  1. A reciclagem resolveria o problema do lixo?


  1. Quais outras formas de combate ao problema lixo.




  1. Você acredita que lixões o hoje ainda é o método mais viável.


  1. Dê exemplos de alternativas para reduzir o lixo produzido por nós.



  1. Uma conscientização para diminuir o consumo desenfreado, ajudaria na redução do lixo?


PROJETO DE VIDA 7º E

 E.E. OMAR DONATO BASSANI

Atividade 3º Bimestre, 

Prof: Nei

Atividade da semana de: 17/08/2020 a 21/08/2020

Jovens buscam alternativas para o consumo, a reutilização e a reciclagem de resíduos

LIXO É LUXO

Lalo de Almeida/Folha Imagem
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/images/t0809200301.jpg

O grupo Refluxo  interage com jovens na praça da Sé, no centro de São Paulo



FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Não tem nada mais fácil que jogar coisas fora. Um simples movimento e você já está livre daquilo que não queria nem usava mais. É um fluxo automático: você compra, usa e dispensa coisas tantas vezes ao dia que não se dá conta da quantidade de resíduos que produz nem pensa no destino daquilo que joga no lixo (quando não na rua mesmo, o que não é raro de ver por aí).
O consumo alucinado e a consequente produção desenfreada de lixo são problemas sociais e ambientais aos quais não dá mais para fechar os olhos. Tanto que já despertaram nos jovens o desejo de buscar alternativas de consumo, de reutilização e de reciclagem de materiais.
Cláudio Alves, 17, criou um projeto -com a orientação da ONG Aprendiz Comgás- de reciclagem do papel dispensado por empresas para gerar renda para moradores de rua. Danielle Jurado, 17, confeccionou roupas reaproveitando materiais encontrados nos lixos e nas ruas de São Paulo. Peri Pane, 28, do grupo Refluxo, realizou uma performance artística de conscientização de consumo na qual passou sete dias acumulando todos os resíduos inorgânicos que produzia em uma capa especial, o parangolixo-luxo.
"O lixo é um dos grandes problemas de hoje, tanto porque os recursos naturais da Terra estão se esgotando quanto porque não há mais o que fazer com tanto lixo", explica Alves. "Precisamos tomar uma atitude que influencie as pessoas e que minimize o problema."

Desperdício
O mundo de hoje exige, o tempo inteiro, que as pessoas consumam e, quanto mais cada um cede a esse apelo, mais e mais resíduos deixa pelo caminho. O resultado desse processo é desastroso e pouca gente tem noção do tamanho da encrenca: no Brasil, são produzidos 125 mil toneladas de resíduos por dia. Só em São Paulo são 15 mil toneladas por dia. Você aí contribui com mais ou menos um quilo de lixo por dia. Faça as contas de quanto dá em um ano. Com certeza, não é pouco.
A chave para a diminuição desses números está no próprio conceito de lixo. Lixo é tudo o que não presta e que se joga fora. Grande parte do que normalmente recebe esse tratamento, no entanto, não é lixo. Embalagens plásticas, vidros, latinhas e até o papel do jornal que você já leu são matérias-primas importantes, que podem ser reutilizadas ou recicladas.
Esses resíduos, chamados inorgânicos, representam mais de 30% do total de lixo produzido por dia em São Paulo. Outros 36% correspondem ao resíduo orgânico, ou seja, comida jogada fora.
"No país do Fome Zero, perde-se 20% de toda a comida que é comprada, ou seja, aquilo que quatro famílias comem poderia alimentar cinco famílias", calcula Betty Abramowicz, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. "É importante que as pessoas pensem e planejem aquilo que compram."

Consumo e reciclagem
Reciclagem é a primeira coisa na qual se pensa quando o assunto é diminuir resíduos. Segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o Brasil, entre os países em desenvolvimento, está na vanguarda da reciclagem. A solução do problema, no entanto, passa por mudanças em etapas anteriores do fluxo de lixo. "A questão do lixo deve ser pensada antes de ele ser disposto. É preciso que busquemos a redução do consumo e a reutilização dos materiais", avalia John Butcher, 36, coordenador da campanha de substâncias tóxicas do Greenpeace.
"No Brasil, o lixo é um problema muito sério porque somente uma pequena parte dele é disposta de forma ambientalmente correta. O lixo fica a céu aberto e contamina o solo e a água. E há produtos, como aqueles feitos de PVC, que desprendem substâncias tóxicas e cancerígenas, as quais podem gerar problemas de saúde para a própria pessoa que jogou essas coisas fora de forma errada", alerta.
É o feitiço virando contra o feiticeiro.

Após ler o texto responda as questões.

  1. A reciclagem resolveria o problema do lixo?

  1. Quais outras formas de combate ao problema lixo.


  1. Você acredita que lixões o hoje ainda é o método mais viável.

  1. Dê exemplos de alternativas para reduzir o lixo produzido por nós.


  1. Uma conscientização para diminuir o consumo desenfreado, ajudaria na redução do lixo?