Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo
EE OMAR DONATO BASSANI
3º bimestre |
Atividade 1 de Língua Portuguesa – Profª Adriana – Semana de 03 a 07/08
– 6 aulas |
Orientações: Não precisa
copiar. Responder no caderno. Enviar respostas por whatsapp com nome completo
e série. |
Habilidades: EF69LP47
Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de
composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a
passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada
gênero. |
Objetivo: Explorar o gênero textual conto e os elementos da narrativa |
Conteúdo – Gênero textual – Conto |
Aula planejada com base na aula do centro de mídias de 24/07/2020 |
GÊNERO TEXTUAL CONTO
Elementos
da narrativa
Leia o conto abaixo
e responda as questões:
Governar
Os garotos da rua resolveram brincar de
governo, escolheram o presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de
todos.
– Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios
escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança.
Januário será meu Ministro da Fazenda e
pagará o meu lanche.
– Com que dinheiro? – atalhou Januário.
– Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do
governo.
– E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
– Lucram a certeza de que têm um bom presidente. Eu separo as brigas, distribuo
tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem,
democraticamente.
– Assim não vale. O presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que
todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
– Eu sou o presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se
exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da
minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente é moleza? Já estou
sentindo como esse cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
Carlos
Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro. Record, 1994.
1)
O conto “Governar” é uma narrativa? Justifique
2)
Quem são as personagens?
3)
Onde (espaço) aconteceu os fatos?
4)
Existe, no texto, uma palavra que indique tempo?
5)
Analisando a frase: “Os garotos da rua resolveram
brincar de governo, escolheram o presidente e pediram-lhe que governasse para o
bem de todos.” Podemos afirmar que o narrador é:
( ) personagem (participa da história) (
) observador (só conta a história)
6)
Quem escreveu o texto?
7)
Com qual personagem você mais se identificou? Por
quê?
8)
Ao ser eleito como presidente, qual foi a primeira
ação de Martim? Você agiria como ele? Por quê?
9)
Por que o presidente foi deposto?
10) Analise o trecho:
“Vocês obedecem, democraticamente.”
a) Quem é o sujeito da
oração, ou seja, de quem estão falando?
b) Quem é o predicado
da oração, ou seja, o que estão falando do sujeito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário