CALVIN
"O personagem que eu gostaria de ter criado"
Calvin não é apenas mais uma criança dos quadrinhos. Este apaixonante garotinho de seis anos, cabelos loiros espetados, que quase sempre está acompanhado de Haroldo, seu tigre de pelúcia, tem aquele diferencial que só os grandes personagens possuem Suas tiras fazem rir, pensar, se emocionar voltar a infância.
Desde que estreou, em 18 de novembro de 1985, criado pelo norte-americano Bill Watterson, Calvin se tornou quase uma unanimidade. É difícil encontrar alguém que não goste de suas traquinagens. A principal diversão deste endiabrado garoto é aprontar travessuras. Suas vítimas favoritas são seus pais, constantemente avaliados por pesquisas ou perguntas indiscretas: a garotinha Susie Derkins, inimiga número um do clube L.M.G. (Livre-se das Meninas Gosmentas). do qual Calvin é o ditador eterno e supremo regedor": a Sra. Wormwood, a professora que sempre o manda para a diretoria por causa de suas respostas estapafúrdias: e a babá Rosalyn, a única maluca na cidade que aceita tomar conta dele - o que a falta de dinheiro não faz!
No original, os nomes de Calvin e Haroldo (Hobbes, no original) são homenagens prestadas por Watterson. respectivamente, ao teólogo francês John Calvin (1509-1564) e ao filósofo inglés Thomas Hobbes (1588-1679).
Talvez o principal diferencial de Calvin seja o fato de retratar coisas que muitos leitores viveram na infância de uma maneira singela e divertida. Watterson certamente não pretendia fazer algo brilhante, mas fez. E com simplicidade. Por exemplo, a relação do menino com Haroldo, que ganha vida apenas aos seus olhos, é semelhante aos "amigos invisíveis" que tantas crianças têm.
O restante fica por conta das brigas engraçadíssimas dos dois, como quando Calvin chega da escola e é literalmente, atropelado pelo tigre. E, se sua mãe vê a cena, aparecem somente o garoto e o inanimado e inocente bichinho de pelúcia. Ou seja
e tudo fruto de uma fantástica imaginação.
Outro aspecto delicioso é a forma como Calvin dá vazão às suas fantasias infantis, assumindo várias identidades. como o Homem Estupendo, o defensor dos fracos e o advogado dos oprimidos: o Cosmonauta Spiff. que singra o universo enfrentando Zoks. Moks e Naggons (sempre representados pelos seus pais ou pela professora); o Tiranossauro, o terror do período cretáceo; e o detetive Trace Bullet, sempre envolvido em investigações hilárias.
- Calvin é relativamente novo, mas é maravilhoso! Graficamente é lindo, adoro o desenho do Watterson. E as piadas são tão inteligentes quanto divertidas.
Se há algum personagem que eu gostaria de ter criado. é o Calvin - confessa Mauricio de Sousa.
Watterson conseguiu tornar sua tira universal. Assim. faturou dezenas de prêmios pelo mundo. Seus personagens fizeram sucesso em vários países e chegaram a ser publicados em mais de 2 mil jornais simultaneamente. Seus livros saiam nos Estados Unidos com uma tiragem de um milhão de exemplares. Os Dez Anos de Calvin & Haroldo. de 1995, chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. No Brasil, há vários livros de Calvin, lançados pela Cedibra e pela Best News, que dividia as edições originais em duas. Mas William B. Watterson II (nome verdadeiro do autor nascido em 5 de julho de 1958, em Washington) não se encantava com o sucesso. Ele nunca permitiu que usassem Calvin e Haroldo em merchandising. por exemplo. E, em 1o de janeiro de 1996, parou de desenhar a tira, para tristeza de fãs do mundo inteiro.
Na carta que escreveu ao seu editor. Watterson revelou estar triste e que pensou bastante sobre sua decisão. Muitos apostaram que ele voltaria atrás. mas, mais de dez anos se passaram sem novas histórias de Calvin. Mesmo assim, suas tiras continuam sendo republicadas em muitos periódicos.
Para comemorar os 20 anos dos personagens de Watterson, em outubro de 2005 a editora Andrews McMeel Publishing lançou The Complete Calvin & Hobbes, uma caixa com três edições coloridas em capa dura, contendo as 3.160 tiras da dupla, ao preço de 150 dólares.
Exercício:
1 .Conforme a tirinha ao lado de Watterson, interpreta com suas palavras, e descreva o que você entendeu.
(mínimo 5 linhas)
2. Inspirado em Calvin e Haroldo , Crie sua própria tirinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário