sábado, 1 de agosto de 2020

GEOGRAFIA

ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani Professora: Maria Aparecida B Galdino Atividades da semana de: 03/08 a 10/08 Orientações:

  Copiar entregar via e-mail: cida2226@gmail.com , WhatsApp 98153-3999 ou ao retornar    

  Entregar as atividades  10/08/2020

  Qualquer dúvida 11 98153-3999 whatsapp

 

Ano / série:

7º anos A, B, C, D e E

Objetos de conheci-

mento

Desigualdade social e o trabalho

Competências/ Habilidades:

(EF07GE07A) Analisar o papel das redes de transporte e comunicação e estabelecer relações com os fluxos materiais (objetos, mercadorias, pessoas) e imateriais (dados, informação, comunicação) em escala global

 

Tempo de estudo:

Ex. 4 aulas de 45 min


Transportes e comunicação

 

                                                                                   Marcelo Moraes Paula Ângela

 

                                                                                  Rama Denise Pinesso

As redes de transporte e comunicação são muito importantes na organização economia e integração dos territórios dos países, pois são infraestruturas das quais dependem a indústria, a agropecuária, o comércio, o turismo e outras atividades, possibilitando a distribuição dos bens e a circulação de informações e pessoas. A rede de transportes foi sendo implantada no Brasil de acordo com a organização das atividades econômicas e das tecnologias disponíveis. Observe a linha do tempo e os principais sistemas de transporte implantados em cada período:

 

Ao longo do tempo, os meios de comunicação também desempenharam, e ainda desempenham, papel fundamental na integração territorial. No processo de formação do território brasileiro, a expansão dos meios de comunicação ocorreu de forma semelhante à dos meios de transporte; as áreas com maior circulação de pessoas, bens e capitais foram as primeiras a receber infraestrutura para a implantação de uma rede de comunicação mais abrangente.

 

Entre os séculos XVI a XVIII, a comunicação era feita basicamente por meio de correspondências transportadas por mensageiros a cavalo. No século XIX até meados do século XX, o telégrafo foi equipamento mais utilizado, sendo substituído posteriormente por telefone, rádio e televisão. Entre os anos 1900 e 1930, o marechal Cândido Rondon liberou expedições para realizar obras de infraestrutura de comunicação no interior do país. Nesse período, linhas de telégrafos foram instaladas nos estados de Mato Grosso, Goiás e na região Amazônica.

 

Atualmente, rádio, televisão e telefonia são meios de comunicação que contribuem enormemente para a integração do território nacional, para o fluxo de informações e para a realização de atividades do dia a dia de diferentes setores da economia.

 

Atividade

 

1. Observe o mapa para responder as atividades 1 a 3:

 

a) Qual é o título do mapa? Como se trata de redes de transportes, como esses meios de transportes estão sendo representados?

 

b) Onde as redes de transporte rodoviária, ferroviária e aeroviária se concentram mais?  E as hidrovias?

 

c) Compare a rede rodoviária (estradas) com a rede ferroviária (ferrovias). Qual delas é mais extensa? Em sua opinião, a que isso se deve?

 

2. Observe a charge e responda:

 


Como os o meios de comunicação mudaram o dia a dia das pessoas? Relate sua opinião.

 

3. Quais os meios de comunicação sua família utiliza para saber mais a respeito da Pandemia do Coronavírus? Seus familiares se preocupam com as fake news e tentam descobrir se as informações que recebem são verdadeiras? Relate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário