segunda-feira, 17 de agosto de 2020

CIÊNCIAS

 E E Escola Estadual Omar Donato Bassani


Nome:________________________________________________________________________N°__

Série:7°____ Professora:Natália Data:____/____/____ 3°Bimestre.


Aula:05


Tema : Unidades de conservação.

Objetivo: Reconhecer a importância das unidades de conservação na preservação ambiental.

Habilidade: EF07C/18-Identificar as unidade de conservação existente no território paulista e argumentar sobre suas

características e importância em relação à preservação, à conservação e ao uso sustentável.

Atividade da semana:17/08 á 31/08. Tempo de duração:4 aulas.

Entrega:Gmail-- nataliasilva@prof.educacao.sp.gov.br ou Whatsapp- 11 97626-8560.


Unidades de Conservação


Um dos recursos pelo ser humano para a proteção e a manutenção da biodiversidade em seus três níveis

é a criação de áreas chamadas unidades de conservação.

No Brasil,todas as unidades de conservação(UC) são cadastradas no sistema Nacional de Unidade de

Conservação(SNUC).De acordo com o SNUC,uma unidade de conservação consiste em um “espaço

territorial e seus recursos ambientais ,incluindo as águas jurisdicionais,com características naturais

relevantes,legalmente instituído pelo poder Público com o objetivo de conservar e [com] limites

definidos,sob regime especial de administração.ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”.

Historicamente,um dos fatores que dificultava a administração das áreas de proteção era a falta de

interação das três esferas de governo(federal,estadual e municipal).Atualmente,o SNUC possibilita uma

visão de conjunto das áreas naturais a serem preservadas e estabelece mecanismos que regulamentam a

participação da sociedade na gestão das UCs,potencializando a relação entre o Estado,os cidadãos e o

meio ambiente.

TIPOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O SNUC atualmente inclui 12 tipos de áreas protegidas,cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à

forma de proteção e usos permitidos:há aqueles que precisam de maiores cuidados,por sua fragilidade e

suas particularidades,e aqueles que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo

tempo.

Há então duas categorias principais subdivididas:a de proteção integral e a de uso sustentável.

As UCs de proteção integral visam à preservação da natureza,permitindo apenas o uso indireto de seus

recursos naturais.Já as UCs de uso sustentável têm como objetivo a conservação da

natureza,considerando o uso direto e sustentável de parcela de seus recursos naturais,com exceção da

Reserva Particular do Patrimônio Natural(RPPN),à qual aplica-se a restrição de uso imposta às UCs de

proteção integral.


Atividade


Leia com atenção e registre em seu caderno:

● Situação de aprendizagem 5 - Página:14 e 15.

Caderno do aluno- SP Faz Escola -7°ano- Volume:02 - Parte: 02.

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