segunda-feira, 17 de agosto de 2020

GEOGRAFIA

 ESCOLA ESTADUAL Omar Donato Bassani Professora: Maria Aparecida B Galdino Atividades da semana de: 17/08 a 28/08 Orientações:

  • Copiar entregar via e-mail: cida2226@gmail.com, Whatsapp 11 98153-3999 ou ao retornar

  • Entregar as atividades  31/08/2020

  • Qualquer dúvida 11 98153-3999 whatsapp


Ano / série:

7º anos A, B, C, D e E

Objetos de estudo -

  Reconhecer o sistema econômico mercantilista e de que maneira atuou sobre a América Portuguesa, relacionando-o com a acumulação primitiva de capital na Europa


Competências/ Habilidades:

(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.

Tempo de estudo:

Ex. 4 aulas de 45 min



CONTEXTUALIZANDO: MERCANTILISMO, CAPITALISMO E OS FLUXOS INTERNACIONAIS


O que foi o mercantilismo?


O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo.


Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano. Por conta disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil. É importante considerar que o mercantilismo adotou características distintas de acordo com a realidade e a necessidade de cada país europeu.


O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital.


Surgiu no século XV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.


Fases do Capitalismo

Podemos dizer que o capitalismo está dividido, historicamente, em três fases. São elas:


Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo)

Capitalismo Industrial ou Industrialismo

Capitalismo Financeiro ou Monopolista


Capitalismo Comercial

O pré-capitalismo ou capitalismo comercial, chamado também de mercantilismo, vigorou dos séculos XV ao XVIII.


Nesta época, a Europa passa pela transição do feudalismo para o capitalismo. A terra deixa de ser a fonte mais importante de riqueza para se tornar um bem que possa ser vendido como qualquer outro.


Asim, o intuito principal do capitalismo comercial estava no acúmulo de capital através do comércio, da balança comercial favorável e da conquista de colônias.


Capitalismo Industrial

O Capitalismo Industrial ou Industrialismo surgiu com a Revolução Industrial no século XVIII, a partir da transformação do sistema de produção.


Nesse caso, houve a mudança no modo de fabricar produtos manufaturados. Antes, cada produto era feito de maneira artesanal, em pequenas quantidades. Com o surgimento do motor a vapor e de máquinas mais elaboradas, passa-se para grandes escalas de produção.


Desta maneira, o Capitalismo Industrial enfoca no desenvolvimento do sistema fabril de produção. Este vai necessitar mais mão de obra e desta maneira surge a classe operária.


Capitalismo Financeiro ou Monopolista


O capitalismo financeiro está fundamentado nas leis dos bancos, das empresas e das grandes corporações por meio do monopólio industrial e financeiro.


Por isso, essa terceira fase do capitalismo é conhecida como Capitalismo Monopolista Financeiro. Importante ressaltar que as indústrias e os comércios ainda lucram, porém são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e de outras instituições financeiras.


Poucas e grandes empresas passaram a dominar o mercado através de trusts, holdings e cartéis.


Baseado no fenômeno da globalização, alguns estudiosos defendem a teoria de que o capitalismo já está numa nova fase de desenvolvimento, denominada de capitalismo informacional.


Fluxos Internacionais


No período das Grandes Navegações (séculos XV e XVI) as invenções proporcionaram a expansão marítima, e grandes navios passaram a percorrer longas distâncias, transportando diversas mercadorias. Já no século XIX, as inovações tecnológicas, como o navio a vapor, contribuíram com fluxos cada vez mais intensos de mercadorias, pessoas, informações e capital ao redor do mundo, enquanto a industrialização se consolidava na Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos e Japão.


ATIVIDADE


1. Localizem o Brasil e Portugal no mapa. Indique quais produtos saíam da colônia em direção à metrópole e vice-e-versa.


De forma breve, exponha que dois elementos principais precisarão compor o mapa que irão elaborar: um título e uma legenda. Assim, o título deverá indicar o tema principal do mapa, como por exemplo, “Fluxo de mercadorias entre Colônia e Metrópole”, ou ainda “Pacto Colonial Brasil-Portugal”. Nas legendas deverão indicar do que tratarão as setas com indicativo de fluxo.

2. Pesquise as principais características do Mercantilismo e do Capitalismo.


3. Pesquise em livros didáticos e/ou sites quais inovações tecnológicas contribuíram para a intensificação dos fluxos marítimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário