ESCOLA ESTADUAL
Omar Donato Bassani
Professora Cristina - disciplina de Arte
Atividades da
semana de:03/08 a 07/08
Orientações:
·
Leia todas as
informações abaixo, copiar as questões a caneta e responder no caderno.
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Ano/série |
7º anos A, B, C, D e E |
Objetos de conhecimento |
Contextos e Práticas |
Competências/habilidades |
(EF07AR09) Pesquisar e
analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças
clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas. |
Tempo de estudo |
2 aulas |
AS LINGUAGENS DA ARTE: A DANÇA E
CULTURA
Danças contemporâneas
e moderna: Tradição E Cultura
Breve História Da
Dança E Suas Origens
A dança é uma arte que, segundo
alguns pesquisadores, já existia na Pré-história. Todos os povos, em todas as
épocas e culturas, desenvolveram algum tipo de dança e, por meio dela,
expressaram e ainda expressam ideias e sentimentos. No Brasil, há também diversas
danças, que preservam memórias e tradições de povos espalhados por várias
regiões do País.
A dança, portanto, esteve presente
em diversas épocas e culturas do planeta. Há muito tempo, dentre outras
funções, as danças têm servido para venerar os deuses, o Sol, a Lua e as
estrelas; espantar os maus espíritos; comemorar a vitória em uma guerra; pedir
chuva; agradecer a colheita e reverenciar os mortos em ritos funerários.
Por meio dos registros
pré-históricos de pinturas rupestres, é possível constatar que a dança
acompanha a história do homem. Os movimentos de ritmos estão retratados nos
desenhos das cavernas. A dança na História da humanidade expressou, em
diferentes ocasiões da vida, o nascimento, a morte, a fartura, a chuva, as
divindades, as crenças, a ligação do homem com Deus etc.
A dança em diferentes culturas
No antigo Egito, a dança era considerada sagrada; homenageava os deuses e os faraós e estava presente nos funerais. Entre os gregos, além do caráter religioso, ela fazia parte da educação e era apresentada em algumas cenas de teatro. Para os antigos romanos, era mais ligada à agricultura e à guerra. Na Índia, China, Japão e entre vários povos do continente africano, também aparecia como algo místico, religioso. As danças tinham um caráter de ritual, que incluía comemorações como casamento, maioridade, nascimento, colheita, guerra e morte. Geralmente eram realizadas com máscaras e pinturas corporais que, assim como os gestos, tinham uma intenção e comunicavam significados. Muitas dessas danças permanecem até hoje.
Balé
Com o passar do tempo, muitas
outras formas de dança apareceram em todo o mundo. No final do século XV e
começo do XVI, surgiu na Itália o que viria a ser o balé. Essa palavra vem do
termo francês ballet, que se originou do italiano balleto, diminutivo de ballo,
que significa baile, dança. Essa forma de dança nasceu entre espetáculos de
poesia, música, mímica e dança, oferecidos pelos nobres italianos a seus
visitantes. Quando a nobre italiana Catarina de Médici se casou com o rei
Henrique II, em 1533, mudou-se para a França e
levou consigo um grupo de músicos, dançarinos e artistas.
Na corte francesa, a
rainha apresentou espetáculos grandiosos e luxuosos, causando a admiração dos
convidados e a propagação do balé pela França. Catarina de Médici também difundiu
o Ballet Comique de la Reine (Balé Cômico da Rainha), grupo de músicos,
dançarinos, atores e cenógrafos que realizavam espetáculos com a finalidade de
divertir a corte. O balé ganhou maturidade na França do século XVII, durante o
reinado de Luís XIV, entre 1643 e 1715. O jovem rei era também um exímio
bailarino, e, em 1661, fundou a Académie Royale de Danse (Academia Real de
Dança). Seu objetivo era formar mestres e bailarinos profissionais.
No balé, os bailarinos se
apresentam, na maioria das vezes, com música de orquestra, encantando
diferentes plateias pela beleza e suavidade dos movimentos. No entanto, foi
apenas no século XVIII, com o balé romântico, que ele deixou os palácios, reis
e rainhas para ocupar os palcos, embora ainda como coadjuvante de óperas e
peças de teatro. Foi nesse momento que a dança começou a aparecer como arte
autônoma e surgiram algumas escolas, academias, professores e coreógrafos (Profissional
responsável pela coreografia, construção de uma sequência de movimentos que, juntos,
constituem uma dança. A coreografia está presente em todas as formas de dança)
de balé. As narrativas dessa dança apresentavam figuras idealizadas, a
espiritualidade, os sonhos, valorizando muito o papel da primeira bailarina,
que realizava movimentos suaves, delicados e, ao mesmo tempo, acrobáticos.
Nesse momento, surgiram as sapatilhas de ponta, que passaram a contribuir para
esses movimentos.
O moderno e o contemporâneo na
dança
No início do século XX, com a
industrialização, as mudanças sociais refletiram também nas artes, em diversas
expressões artísticas, que romperam com o passado e se transformaram. Com a
dança não foi diferente.
Dança moderna
Nessa época, a dança moderna se
desenvolveu a ponto de estabelecer uma primeira e importante ruptura com as
convenções da dança clássica. Inicialmente, causou estranhamento. O abandono
das sapatilhas e o uso de roupas mais soltas permitiram ao dançarino executar
movimentos mais flexíveis, inovadores e próximos do solo. A improvisação, as
torções e os movimentos de tronco apareceram nesse período.
A dançarina Isadora
Duncan, por exemplo, protestou contra o uso das sapatilhas e dançou descalça
com largas túnicas, ignorando as regras do balé clássico. Outra grande
dançarina, Martha Graham, expressou em sua dança a paixão, a raiva e a
fascinação comuns ao ser humano. Ela rejeitou os passos tradicionais do balé e
concentrou-se nos movimentos que o corpo é capaz de realizar. Depois fundou uma
escola e formou grandes dançarinos, que seguiram sua técnica e estilo próprios.
Ambas são consideradas símbolos de liberdade, de coragem e mudaram a história
da dança.
Isadora Duncan
Nasceu em São Francisco (EUA), em 1877. Iniciou as aulas de balé aos 4 anos e desde menina já questionava suas regras e o papel da mulher na coreografia, sempre amparada pelos dançarinos. Sua curta carreira se desenvolveu na Europa e foi marcada pela ruptura das convenções, tanto nos movimentos, que passaram a ser mais livres, como no figurino, ao adotar roupas mais soltas, como túnicas de tecido leve, o que era inovador em relação ao balé clássico. Faleceu em Nice (França), em 1927.
Martha Graham
Nasceu em 1894, na Pensilvânia
(EUA), e faleceu em 1991, em Nova Iorque (EUA). Estudou inicialmente na escola
de dança de Ruth St. Denis e Ted Shawn e fez dança solo para o Greenwich
Village Follies, espécie de teatro localizado no bairro de mesmo nome, onde se
concentravam artistas de todo o mundo. Graham inovou o estilo de dança
predominante na época ao analisar movimentos elementares, como a contração e o
relaxamento do corpo, e experimentá-los em coreografias, retomando a
consciência de que o corpo também se expressa, assim como as palavras. Ela
também ultrapassou barreiras da dança ao colaborar com artistas de outras linguagens,
entre eles o escultor Isamu Noguchi, o estilista Calvin Klein e o compositor
Aaron Copland.
Dança Contemporânea
Na dança contemporânea, que teve
início nos anos 1960, a interpretação e a criação do dançarino são mais
evidenciados. Há maior liberdade de expressão e, por vezes, referências
modernas, clássicas e populares, de acordo com a preferência do artista. A
dança contemporânea é provocadora no uso do espaço para suas apresentações, que
podem acontecer em diferentes locais: praças públicas, prédios, museus,
galerias de arte etc.
Pina Bausch (1940-2009),
representante da dança contemporânea, apresenta em suas obras um diálogo entre
música, dança e palavra com intensa expressividade. Nessa dança-teatro, os
dançarinos movimentam-se como se estivessem caminhando nas ruas e conversam,
gritam, correm, atuam, dançam.
Após a leitura dos textos
responda
1 Imagine-se assistindo a uma apresentação de
dança. Ela conta a história de uma jovem e de um amor impossível. Em seus
sonhos, fadas e duendes a ajudam a conquistar seu príncipe. No palco, o foco
está em um personagem principal. Você classificaria essa dança como moderna,
contemporânea ou balé? Por quê?
2 Escreva algumas características
da dança moderna e o nome de suas maiores representantes.
3 Qual a grande mudança no papel
do dançarino na dança contemporânea?
4 Quando a dança apareceu na
história da humanidade?
5 Por que as pessoas dançam?
(escreva as razões pela quais elas dançam e dançavam)
6 Na dança, o corpo do bailarino
é que expressa os sentimentos, as ideias. Quais outros elementos contribuem
para a construção de sentidos em uma dança?
7. Explique o que é coreografo?
8.Em quais locais a dança
contemporânea pode acontecer? Cite nomes de alguns representantes dessa dança?
9. como aconteceu o protesto da dançarina
Isadora Duncan?
10.Explique a etimologia da
palavra Balé? (Dica a etimologia e a
origem da palavra)
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